UEPG promove primeiro Fórum de Tecnologia da Informação das Universidades Estaduais do Paraná

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na tarde de ontem (7) a abertura da primeira edição do Fórum de Tecnologia da Informação (TI) das Universidades Estaduais do Paraná. Em dois dias, a programação contou com a trocas de experiência dos setores tecnológicos das instituições públicas de ensino e de outros órgãos estaduais.

A abertura do Fórum reuniu, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, as equipes de TI das sete universidades estaduais do Paraná, além de servidores que trabalham com a tecnologia em outros órgãos, como a Prefeitura de Ponta Grossa e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Ao todo, o Fórum contou com a participação de servidores de quatorze instituições, entre instituições de ensino superior do Paraná (IES) e outros órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de fortalecer a integração entre as equipes de Tecnologia da Informação das IES por meio de painéis temáticos.

De acordo com o organizador do evento, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Luiz Gustavo Barros, o Fórum é a continuação de debates realizados previamente entre as universidades estaduais. “Em 2021, nós estruturamos o Fórum de Gestores de TI nas Universidades Estaduais e, com o tempo, transformamos a conversa neste evento pioneiro no Paraná,  para debater o papel da TI como um meio de efetivação ou de implementação de políticas públicas”, explica.

Barros pontua que, em um período de constantes transformações e inovações digitais, como a atual era da Inteligência Artificial, as universidades, órgãos públicos e institutos de pesquisas passam a ter cada vez mais a necessidade de contar com setores de tecnologia capazes de suprir as demandas atuais. 

Para o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, em tempos de inteligência artificial não existe universidade pública e produção de conhecimento sem cérebros dedicados a pensar a questão da tecnologia dentro das universidades. “Essa é a minha crença na Tecnologia da Informação como grande possibilidade de continuar tornando relevantes as nossas instituições de ensino superior e a sobrevivência das nossas universidades”, complementa o reitor.

Para o professor da UEPG Michel Samaha, que representou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), a primeira edição do Fórum possibilita que a área de TI supere a contribuição tradicional de sistemas de informação. “Na medida em que temos a inteligência aplicada, os dados estruturados, nós teremos a possibilidade de fazer inteligência preditiva, entender comportamentos e trajetórias dos nossos estudantes”, finaliza Samaha.

Texto e fotos: Erica Fernanda 

 


Compartilhe

 

Skip to content