Aluna de Serviço Social da UEPG se destaca com projeto sobre Gestão do Trabalho do SUAS

Compartilhe

A acadêmica Erika Paes de Almeida, do terceiro ano do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), apresentou os resultados de seu projeto de intervenção na Mesa de Negociação e Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social. A apresentação foi realizada realizada no dia 7 de outubro, como atividade do Estágio Curricular Supervisionado em Serviço Social I, sob supervisão da professora Daniella Aparecida Chem de Souza.

Intitulado “Reconhecendo Condições de Trabalho das Trabalhadoras do SUAS Atuantes do CRAS Santa Luzia”, o projeto objetivou a observação das condições de trabalho do Centro de Referência em Assistência Social Santa Luzia e refletiu sobre o seu impacto na qualidade de vida das trabalhadoras do SUAS no atendimento à população. A estudante aplicou questionário e exposição interventiva, com a participação da professora Fabiana Trentini. O projeto utilizou questionário e exposição interventiva para levantar informações sobre infraestrutura, carga de trabalho, valorização, clima organizacional e saúde mental.

Daniella Chem, orientadora da atividade, explica que “a apresentação dos resultados à Mesa de Negociação e Gestão do Trabalho do SUAS representa um passo importante na articulação entre universidade e gestão pública, assim como permite que as demandas identificadas no campo de estágio possam ser discutidas e encaminhadas de forma institucional”.

A acadêmica Erika Paes exalta a importância de desenvolver o projeto como parte de uma formação crítica e criativa, que auxiliou em seu desenvolvimento profissional e pessoal. “Foi uma experiência gratificante, ao permitir a articulação de conhecimentos teóricos da sala de aula com a realidade do campo profissional. Tive a oportunidade de acompanhar o trabalho das profissionais do SUAS, aplicar instrumentos técnicos e desenvolver uma exposição interventiva, contribuindo para a produção de conhecimentos com relevância à atuação profissional”, celebra Paes.

A professora Daniella Chem reforça a importância do desenvolvimento dessas práticas nos estágios dentro da formação em Serviço Social. “A prática do estágio é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais durante a formação acadêmica. Nesse sentido, o desenvolvimento de um projeto interventivo no campo de estágio propicia o desenvolvimento da intervenção através de uma prática qualificada e refletida para o acadêmico” reiterou.

Texto: Gabriel Ribeiro, com informações de Daniella Chem | Fotos: Arquivo Pessoal


Compartilhe

 

Skip to content