Projeto de capacitação docente leva educação em saúde para escolas da região

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Articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com foco nas políticas públicas. Este é o objetivo do projeto ‘Pós-Graduação em ação, juntos pela educação em saúde: capacitação de professores para o enfrentamento de desafios contemporâneos nas escolas’, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGCB-UEPG). Iniciada neste ano, a iniciativa busca oferecer capacitação docente, abordando temas da área da saúde, para promover a formação continuada e saúde no ambiente escolar a professores de rede pública, nos municípios de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi e Palmeira.

O projeto está vinculado ao Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG). O planejamento para 2026 é oferecer oficinas pedagógicas interdisciplinares, nas áreas de saúde mental; alimentação saudável/obesidade; atividade física/sedentarismo; saúde e educação sexual; e tabagismo e cigarro eletrônico. “Estamos realizando um diagnóstico participativo, que identifica lacunas na formação docente, tabus e desafios enfrentados em sala de aula”, conta a professora coordenadora, Carla Kanunfre. “Fizemos encontros dos professores coordenadores do projeto, para estudar de maneira sistemática a estratégia metodológica, com o objetivo de atender de forma assertiva os professores”. O grupo conta com apoio do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa para articulação das estratégias.

O público-alvo são professores de ciências e biologia da rede pública de ensino estadual e o planejamento é atender entre 50 a 75 docentes. Com as ações, o grupo busca fomentar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com foco nas políticas públicas. O projeto irá fortalecer a formação dos estudantes de pós-graduação e graduação, já que as pesquisas terão impacto direto na sociedade, como destaca Kanunfre. “Esperamos que possamos oferecer mais qualificação acadêmica e pedagógica, além de mais inovação, impacto social, produção acadêmica e desenvolvimento profissional”, finaliza.

Texto e fotos: Jéssica Natal


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