

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi representada no Congreso RedPOP 2025 e no Festival Latinoamericano de Cultura Cientifica pelos professores Jocemar de Quadros Chagas e Leila Inês Follman Freire, que levaram ao evento seu trabalho à frente do Grupo de Teatro Científico (GTC-UEPG). Organizado pela Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP), o evento aconteceu na Universidad Popular Autonoma del Estado de Puebla, no México, entre 9 e 13 de setembro.
No evento, os professores apresentaram trabalhos a partir das experiências vividas no GTC, projeto de extensão da UEPG que tem como objetivo divulgar e popularizar o conhecimento científico por meio de peças de teatro. Leila, professora do Departamento de Química da UEPG, abordou os elementos visuais que compõem a peça Coração em Chagas, produção original do Grupo; Jocemar, do Departamento de Matemática, falou sobre técnicas de dramaturgia da peça Sete Ensaios Depois do Fim do Mundo, como ferramenta de divulgação científica, inspirada nas ideias do filósofo indígena Ailton Krenak.
Durante o encontro, os coordenadores do GTC puderam dialogar com pesquisadores de países como México, Guatemala, Uruguai e Chile e trocar experiências sobre formas de tornar a produção científica mais acessível à população latino-americana. “Vejo a nossa participação como uma consolidação do trabalho que estamos realizando na UEPG. Em uma época onde a desinformação é um problema real, com consequências gravíssimas para a sociedade, a popularização da ciência pode ser vista como um contraponto”, salienta Jocemar.
A professora Leila aponta que o debate, dentro de uma grande rede de popularização da ciência, abordou aspectos essenciais para tratar da importância da divulgação científica que são atravessados pelo Teatro. “As experiências que trocamos com outros grupos que utilizam o teatro como ferramenta mostram a importância da arte no processo de divulgação do conhecimento, afinal a informação científica sempre é necessária e deve ser feita em todas as formas de comunicação”, exalta.
Acompanhados da pesquisadora e integrante do GTC, Talícia Galan Kuhn, os professores realizaram, no festival, a primeira apresentação internacional da peça Coração em Chagas; a apresentação aconteceu em uma biblioteca na periferia do município de San Andrés Cholula para uma plateia de crianças, adolescentes e adultos. Jocemar descreve a oportunidade como “um sentimento de pura alegria. A atenção da plateia não se perdeu e tivemos a oportunidade de conversar após a apresentação”. Professora Leila descreve como muito rica a experiência de levar o conhecimento sobre tema que aquele público não tinha acesso, por meio do teatro.
Texto: Gabriel Miguel | Foto: Arquivo pessoal