Mestrado em Direito da UEPG realiza pré-conferência de pesquisa e pós-graduação

Compartilhe

Docentes, alunos e agentes universitários ligados ao Mestrado Profissional em Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se reuniram na manhã desta segunda-feira (30) para a pré-conferência de pesquisa e pós-graduação. O encontro aconteceu no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Ceppodi), em Oficinas, sob o tema “A UEPG que queremos para os próximos 10 anos: a ciência nos espaços local, regional, nacional e internacional”.

A pré-conferência é um projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), como parte do projeto que busca estabelecer uma política institucional na área para a próxima década. O coordenador do Mestrado Profissional em Direito, professor João Irineu Miranda, destaca que a pré-conferência está diretamente ligada a uma ideia de democracia participativa. “Esse debate é fundamental, porque a maioria das mudanças que nós necessitamos dentro da Universidade são ligadas à nossa prática cotidiana, a qual nós mesmos podemos discutir e refletir sobre como conseguir os nossos objetivos”.

Os encontros buscam garantir uma ampla participação da comunidade universitária e a pluralidade de ideias. Para organizar as reflexões e os debates, as Conferências estão estruturadas em cinco eixos temáticos: eixo 1 – pesquisa científica; eixo 2 – inserção social; eixo 3 – internacionalização; eixo 4 – acesso permanência de pesquisadores; eixo 5 – ensino, pesquisa e extensão. “A conferência visa, sobretudo, o planejamento do futuro do Programa do Mestrado, na medida em que aprimora as técnicas e as atuais condições, de modo que possa se inserir mais na sociedade”, salienta o vice-coordenador do curso, professor Antônio Cesar Bochenek.

“A pré-conferência é importante pra gente avaliar o nosso Programa, que ainda é novo, nos ajustes que a gente precisa fazer para o futuro”, ressalta a diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UEPG, professora Adriana Timóteo. O curso iniciou as atividades em agosto de 2021, e está próximo de completar o primeiro quadriênio, período importante de avaliação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Pensando que o nosso Mestrado é profissional, temos um compromisso na inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho, na excelência desses profissionais, trazendo um benefício para a sociedade, e quem sabe pensando no futuro a implantação do Doutorado”, completa.

Neste primeiro semestre, além de Direito, já realizaram a pré-conferência os Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e Ciências Sociais Aplicadas. Nos próximos meses, estão previstas conferências nos demais setores de conhecimento.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content