UEPG participa da 7ª edição do PG Memória

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou, entre os dias 15 e 17 de agosto, do evento PG Memória, organizado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura. Com o tema central “Naquela mesa: no baile da saudade, qual é o seu lugar?”, o evento foi dedicado à preservação e celebração do patrimônio cultural da cidade e explorou a tradição dos bailes que marcaram época na história local. Representaram a UEPG no evento os Festivais Nacional de Teatro (Fenata) e Universitário da Canção (FUC), além do curso de Licenciatura em Artes Visuais.

“FUC e Fenata são patrimônio cultural imaterial de Ponta Grossa desde 2024 salvaguardados e reconhecidos por sua importância no cenário cultural local e na construção de política pública de cultura”, destaca o secretário de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal. Ele disse ainda que a participação da UEPG demonstra a preocupação de preservar essas memórias construídas e de difundir todos os saberes que foram adquiridos ao longo dos anos e com o compartilhamento de histórias. “Esse evento relembra e discute a preservação, mas também cria memórias para o futuro”, finaliza Portugal.

Os festivais da UEPG fazem parte da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). De acordo com o diretor, professor Nelson Silva Júnior, essa participação no evento não deixa de ser um reconhecimento desses dois importantes festivais da cidade, na história cultural e patrimonial de Ponta Grossa. “Participar de um evento sobre patrimônio e história local leva para todos os visitantes e participantes um pouco da trajetória artístico cultural da instituição e das pessoas que fizeram esses festivais acontecerem durante tanto tempo”, afirma.

Para a chefe do Departamento de Artes Visuais, professora Adriana Suarez, a participação do curso em eventos ligados a arte a cultura são sempre importantes. “São experiências significativas para a formação dos acadêmicos e a divulgação do curso à comunidade em geral”, afirma. Segundo ela, o tema da exposição, com base na temática do evento, foi o de resgatar os cafés/chás da década 80/90 em Ponta Grossa com jogos de xícaras, bule e leiteira em porcelanas pintadas à mão.

“Muitas artistas de PG, inclusive eu, pintávamos as xícaras. As da exposição são do acervo da minha mãe, Fátima Rodrigues. Naquela época as pessoas que participavam dos eventos levavam para casa as louças. Eram chás beneficentes”, explica a professora Adriana. Ela disse ainda que a exposição contou ainda com imagens de obras de arte impressas em guardanapos, para compor a mesa, com o tema “chás/cafés” de vários artistas e períodos da História da Arte. “Com isso, os acadêmicos puderam explanar sobre todo esse tema pautados nas imagens selecionadas”, finaliza.

Uati-UEPG recebe homenagens na Caravana Cultural

A Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati) também foi homenageada durante o PG Memória. No último domingo (17), no encerramento do evento, aconteceu a Caravana Cultural, promovida pela Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (Apla). Na oportunidade 202 pessoas foram contempladas com Moções de Reconhecimento pelo protagonismo das histórias contemporâneas de Ponta Grossa. Entre elas estavam a coordenadora e a secretária da Uati, professora Rita de Cássia da Silva Oliveira e Teresinha Chuertniek, respectivamente. O professor Nelson também foi homenageado.

“Foi para todos uma grande alegria receber esta homenagem que reconhece nosso trabalho, empenho e dedicação as pessoas idosas do município de Ponta Grossa na comemoração aos 202 anos da cidade. Alguns professores da Uati também foram homenageados: Edenilson de Capoeira, Maria Eiko de Line Dance, Lucélia de História. Fomos homenageadas por desenvolver atividades com pessoas idosas por meio da Uati na UEPG há 34 anos”, destaca Rita.

Texto e fotos: Tierri Angeluci


Compartilhe

 

Skip to content