

O Programa Tutorial em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PET-História-UEPG) participou, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, do 30º Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet), realizado em Brasília. Durante o evento, o grupo apresentou o trabalho ‘Personalidades Negras na História do Brasil: experiência de pesquisa, ensino e extensão’, expôs o banner ‘História das Mulheres: ‘Exposição Mulheres de Ponta Grossa – 200 anos’ e ministrou um minicurso sobre o uso do cinema em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
O encontro contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), do movimento discente Mobiliza PET, da Comissão Executiva Nacional do Programa de Educação Tutorial (Cenapet) e do vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB). “O objetivo foi fortalecer o diálogo entre diferentes setores envolvidos com o Programa de Educação Tutorial. Foram três dias de intenso aprendizado, troca de experiências e debates fundamentais para o fortalecimento dos grupos PET”, destaca a professora do Departamento de História, Angela Ribeiro Ferreira.
Segundo a docente, a participação no Enapet também possibilitou ao PET-História ampliar o contato com Programas de Educação Tutorial de diversas regiões do país, favorecendo a circulação de ideias e a construção de parcerias. “Foi um momento importante de prestação de contas, de compartilhamento de experiências entre os/as estudantes e professores tutores, bem como de planejamento de ações que podem ser desenvolvidas em conjunto nos próximos anos”, complementa. Os acadêmicos do PET-História UEPG ainda participaram da 2ª Marcha das Mulheres Negras, realizada em 25 de novembro, oportunidade na qual produziram conteúdos e avançaram em projetos do grupo relacionados à temática da consciência negra.
Texto: PET-História UEPG, adaptado por Gabriel Ribeiro | Fotos: Arquivo Pessoal



