Olímpiada Pontagrossense de Matemática premia mais de 370 estudantes na 11ª edição

Compartilhe

Com a entrega de troféus, medalhas e certificados, o evento de premiação da 11ª Olimpíada Pontagrossense (OPMat) reuniu cerca de 1500 pessoas na Arena Multiuso no último sábado (13), com cerimônias pela manhã para os níveis Mirim e Júnior, e à tarde para os níveis 1, 2, 3 e 4. Estudantes, professores e famílias estiveram presentes para prestigiar os premiados. A competição, promovida pelo Departamento de Matemática e Estatística (Demat) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, recebeu 2495 inscrições nesta edição; destes inscritos, 379 foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e de menção honrosa. Os primeiros colocados em cada nível da competição, bem como seus respectivos professores e escolas, foram contemplados também com troféus.

Confira o quadro de premiações

De acordo com a coordenadora da OPMat, professora Elisangela dos Santos Meza, a 11ª edição foi mais um sucesso. “Cada ano que passa, novas escolas do nosso município participam da Olimpíada. A quantidade de alunos que participam também tem aumentado”, destaca. Ainda segundo a professora, a OPMat, ao estimular o estudo da matemática e influenciar na melhoria do ensino da disciplina, contribui para melhorar o desempenho dos alunos. Além da olimpíada propriamente dita, o Demat desenvolve também cursos preparatórios gratuitos para a competição, por meio do projeto de extensão “Olimpíadas de matemática: Promovendo a inclusão social e ajudando a mudar o cenário da educação”. Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2022 apontaram que 73% dos estudantes brasileiros apresentaram um desempenho insuficiente em matemática; resultado que posiciona o Brasil abaixo da média dos países avaliados. Na opinião de Elisangela, essa realidade reforça a importância de projetos como a OPMat. 

Sobre a competição

A OPMat tem entre seus objetivos estimular o estudo da matemática e a participação dos estudantes em outras competições, como a Olimpíada Brasileira de Matemática. Também visa influenciar na melhoria do ensino da disciplina e detectar jovens talentos. Participam alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, ou ainda egressos do Ensino Médio há menos de um ano e que não tenham ingressado no ensino superior. A OPMat é aberta a escolas públicas e privadas; nesta edição, do total de inscritos, cerca de 70% estudavam em escolas públicas.

Texto: Gabriel Spenassatto | Fotos: André Packer e Gabriel Ribeiro 


Compartilhe

 

Skip to content