



Participaram das atividades cerca de 80 pessoas, entre residentes multiprofissionais dos HUs, acadêmicos de odontologia da UEPG e da Unicesumar. “Esse evento do Novembro Vermelho foi voltado para a parte multiprofissional, justamente para que a gente consiga colocar na cabeça de cada uma das pessoas que participou aqui que o diagnóstico precoce é função do profissional de saúde”, explica a preceptora Maria Luiza Chemim. “Todo mundo está apto a fazer um exame inicial da cavidade oral, talvez identificar alguns fatores iniciais e fazer com que esse paciente seja diagnosticado de forma precoce, tratado e tenha um desfecho o mais favorável possível”.
“Quando a gente pensa em câncer de boca, muitas vezes as pessoas se limitam ao que o dentista vai fazer”, complementa o palestrante José Miguel Amenabar. “Quando nós pensamos numa residência multiprofissional, na verdade, a ideia é chamar a atenção a todos os profissionais da saúde e ver como eles podem colaborar para a detecção precoce do câncer e daquelas lesões com potencial de malignidade, que podem se transformar em um câncer de boca”. Outra palestra da manhã abordou o cigarro eletrônico – os pods -, um tema polêmico e atual, principalmente entre jovens. “Nós temos já relatos bastante importantes do diagnóstico precoce de câncer de boca, oriundo do cigarro eletrônico”, alertou o cirurgião-dentista Roberto Jabur.
O evento foi organizado pela equipe de preceptoras da odontologia hospitalar (Fernanda Pereira Politta, Marceli Ferreira, Valeska Walchaki e Maria Luiza Chemin), junto às residentes da área. A organização agradeceu o apoio da coordenação da Odontologia Hospitalar, por meio do professor Fábio André dos Santos; da Coremu, pelo professor Gilson Franco; e da direção dos HUs, por meio da professora Fabiana Mansani.
“Toda a equipe multiprofissional em formação precisa compreender que o cuidado da saúde bucal é preventivo para o desenvolvimento de doenças e é, também, muitas vezes a porta de diagnóstico para algumas doenças”, complementa a diretora geral dos HUs, Fabiana Mansani. “Os Hospitais Universitários são as unidades hospitalares de toda a região dos Campos Gerais que possuem um atendimento de odontologia hospitalar. Nós formamos e capacitamos profissionais para o mercado de trabalho com a expertise de atuação dentro dos hospitais, nas UTIs, nos pronto-atendimentos e isso ressalta e reforça a importância do cuidado da saúde bucal”.
Texto: Aline Jasper | Fotos e apuração: Tierri Angeluci





