Sábado, 20 de julho de 2019

23/04/2012 - 14h39 / Atualizada 23/04/2012 - 14h57

Fósseis de pterossauros são encontrados em acervo da UEPG

por Neomil Macedo

Pesquisadores da UEPG e do CENPÁLEO responsáveis pelo resgate do conhecimento do sítio paleontológico a partir das informações do senhor Dobruski. Da esquerda para direita os professores Antonio Liccardo e Luiz Carlos Godoy e o geólogo Paulo Manzig, durante a etapa de campo em 2011

Uma descoberta científica de extrema importância para a paleontologia brasileira ocorreu recentemente, a partir de acervo mantido na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), envolvendo amostras de rochas com ossos fossilizados, enviadas à UEPG por Luiz Gustavo Dobruski, de Cruzeiro do Oeste, em 1975. A pesquisa tem a participação dos professores Antônio Liccardo, Luiz Carlos Godoy e Gilson Burigo Guimarães, do Departamento de Geociências (Degeo), em parceria com o geólogo Paulo César Manzig, ligado ao Centro de Paleontologia da Universidade do Contestado (Cenpáleo), da Mafra (SC).

Segundo os pesquisadores da UEPG, recentemente, quando se buscava peças para registro fotográfico para o livro de divulgação científica “Museus & Fósseis da Região Sul”, as amostras oriundas de Cruzeiro do Oeste foram identificadas como portadoras de restos de -pterossauros. A partir de três amostras conservadas por 37 anos na UEPG, mais informações colhidas com diferentes docentes da instituição e uma etapa de campo, envolvendo os professores Antonio Liccardo e Luiz Carlos Godoy, juntamente com o pesquisador do Cenpaleo, no final de 2011, foi possível localizar, em Cruzeiro do Oeste, o senhor Dobruski, que descobriu os fósseis juntamente com seu pai.

Com auxílio do senhor Dobruski, resgatou-se o conteúdo científico do material, localizando o sítio paleontológico de procedência. As primeiras amostras e outras recém-coletadas foram tombadas na UEPG e no Cenpáleo, sendo objetos de investigações mais detalhadas que poderão trazer grandes avanços para a paleontologia brasileira e sobre os antigos ambientes que existiram no atual território paranaense. Os trabalhos, ainda em estágios iniciais, permitiram constatar a ocorrência de ao menos três horizontes fossilíferos nos arenitos avermelhados do Cretáceo da Bacia do Paraná. Estes níveis são portadores de fragmentos de ossos com tamanhos até variados, dominantemente desarticulados e em bom estado de preservação.

As instituições parceiras já envolveram vários pesquisadores e os resultados logo deverão ser publicados em periódicos especializados. Comunicações preliminares já foram encaminhadas a diferentes eventos científicos e serão debatidas junto à comunidade acadêmica, tais como no 46º Congresso Brasileiro de Geologia, a ser realizado em Santos no segundo semestre deste ano.

Uma das amostras do acervo da UEPG que deram origem ao resgate do sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, no Paraná

Pterossauros foram répteis voadores que existiram entre 225 e 65 milhões de anos, assim como seus “primos” dinossauros. Variavam muito de tamanho e normalmente apresentavam cristas características, tendo sido os primeiros vertebrados a adotar o voo, antes mesmo das aves. A identificação dos fósseis como sendo de pterossauros resulta da cultura de facilitação de acesso e de compartilhamento do conhecimento entre pesquisadores, neste caso de várias instituições científicas (UEPG, Cenpáleo, UFRGS e UFPR), além do avanço na divulgação da paleontologia no Brasil nos últimos anos.

A descoberta destes fósseis oferece excelente oportunidade de cooperação científica interinstitucional, formação acadêmica em nível de graduação e pós-graduação e de suporte sociocultural ao município de Cruzeiro do Oeste.

O livro “Museus & Fósseis da Região Sul” coordenado por Paulo Manzig em parceria com o professor Luiz Carlos Weinschütz, da Universidade do Contestado (UnC), foi lançado no último dia 18, com destaque para a descoberta do novo sítio fossilífero em Cruzeiro do Oeste.