Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

12/08/2019 - 10h17 / Atualizada 12/08/2019 - 11h21

Projeto Lua na UEPG aborda direito espacial, geografia e astronomia geral

por Assessoria de Imprensa

Na quinta-feira (08) aconteceu mais uma edição da atividade “Lua na UEPG”, realizada em colaboração com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Administração, Sindicato dos Técnicos e Professores (SINTESPO) e Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA).

Nos encontros, que são abertos à comunidade, há sessões de observação do céu com telescópios e monitores que orientam a atividade. “Nesta ocasião, os principais objetos celestes verificados pelos participantes foi a Lua, que impressiona por seu relevo, detalhes e beleza, o planeta Júpiter, com suas nuvens e principais luas, e Saturno, o planeta dos anéis”, conta Maurício José Kaczmarech, servidor da UEPG e membro da SPCA.

Além dos temas normalmente abordados pelos participantes, como a topografia lunar e planetologia específica dos planetas gigantes, como Júpiter e Saturno, Urano e Neturno, os alunos do Curso de Direito também discutiram sobre o Direito Espacial e a colonização da Lua e Marte. “Para as questões de Astronomia Geral, utilizamos aplicativos de celular que orientaram a observação celeste. Na ocasião, vários participantes conseguiram obter belas imagens da Lua com o uso dos telescópios à disposição e com as câmeras dos seus próprios celulares”, conta Kaczmarech.

A atividade “Lua na UEPG”, que começou com sessões de observação, já ampliou suas atividades para a apresentação de palestras e agora estuda a possibilidade de realizar exposições. Kaczmarech explica que “as atividades são bem espaçadas por falta de pessoal e tempo hábil para a organização. Entretanto, a aceitação pública está sendo um grande incentivo para a continuidade das atividades”, finaliza.

Texto: Vanessa Hrenechen / Imagem: Divulgação