Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

07/08/2019 - 11h20 / Atualizada 07/08/2019 - 11h43

Professora retorna aos USA para avaliar remoção de contaminantes em água

por Assessoria de Imprensa

Em julho deste ano, a Professora Ana Cláudia Barana, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UEPG, retornou aos USA para coletar amostras de águas de drenagem agrícola, com o objetivo de avaliar o processo de remoção de nitratos nas águas.

A coleta fez parte do projeto em desenvolvimento com a Professora Michelle Soupir, do Departamento de Engenharia Agrícola e de Biossistemas da Iowa State University (ISU), localizada no município de Ames, estado de Iowa, nos Estados Unidos. A parceria começou em agosto de 2018, quando as pesquisadoras iniciaram a análise do uso de biorreatores para a remoção do nitrato presente nas águas.

“O nitrato é um contaminante encontrado com frequência em águas de rios e lagos e, principalmente, em águas subterrâneas. Ele chega até as águas através de efluentes domésticos e industriais, que são despejados nos rios sem o tratamento adequado, e do esterco de animais e fertilizantes aplicados no solo sem o controle necessário”, explica Barana.

A presença de nitratos em águas traz sérios danos ambientais. Um lago ou represa que recebe quantidades grandes de nitrato pode apresentar superpopulação de plantas e algas, encarecer o tratamento das águas de abastecimento e, até mesmo, impossibilitar o consumo da mesma, já que algumas espécies de algas liberam toxinas perigosas se consumidas. Além disso, a ingestão de água com teores elevados de nitrato pode causar a síndrome do bebê azul em crianças, que em muitos casos leva a óbito, e nos adultos, o consumo de nitrato está relacionado há alguns tipos de câncer, como o de estômago e o de mama.

Segundo a professora, os resultados têm sido promissores e a próxima etapa é implantar um sistema semelhante ao da ISU na UEPG, com participação de alunos e pesquisadores dos cursos de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Agronomia e Engenharia Sanitária e Ambiental da instituição.