Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

19/07/2019 - 15h35 / Atualizada 19/07/2019 - 15h46

10º Anuário Caminhos dos Campos Gerais homenageia os 50 anos da UEPG

por Aline Jasper

Na manhã desta sexta-feira (19), o Jornal da Manhã e Portal ARede lançaram a 10ª edição do Anuário Caminhos dos Campos Gerais. Neste ano, a publicação destaca o impacto da Universidade Estadual de Ponta Grossa no desenvolvimento regional, em homenagem aos 50 anos da instituição.

"O impacto da inserção da UEPG nos Campos Gerais alavancou o desenvolvimento regional", destaca a publicação. Entremeando a história da universidade com o impacto econômico e social da instituição nos Campos Gerais, o anuário traz reportagens sobre iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, além de ressaltar o Hospital Universitário, o Festival Nacional de Teatro e o Festival Universitário da Canção.

Para o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, a publicação é uma importante homenagem ao aniversário da instituição. "O anuário de 2019 traz um tributo a um dos maiores patrimônios dos Campos Gerais, a UEPG. Com uma edição primorosa e textos elucidativos, esta edição marca o início da comemoração dos 50 anos da UEPG como universidade", afirma.

"A universidade continua crescendo e chega nos dias atuais, próxima do momento de completar seus 50 anos, trazendo modificações, trazendo melhoria da qualidade de vida, aberta para o diálogo com a comunidade, para que possa auxiliar nas suas necessidades", aponta o professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG. Segundo ele, uma das missões da universidade é desenvolver sua cidade e região, além de compartilhar conhecimento com a comunidade. "A UEPG fez e faz muito pela região dos Campos Gerais", destaca.

Para o jornalista Eloir Rodrigues, diretor do Jornal da Manhã e Portal A Rede, a universidade assumiu um papel fundamental para o desenvolvimento regional, através do ensino, com a formação de profissionais qualificados nas mais diversas áreas, da pesquisa e da extensão, com a prestação de serviços à comunidade. "A UEPG assume um papel protagonista nessa história de crescimento e desenvolvimento econômico e social da região dos Campos Gerais", assinala o diretor.

Durante seu discurso, o deputado Hussein Bakri enfatizou sua proximidade com os Campos Gerais e ressaltou o papel da universidade para o desenvolvimento regional. O parlamentar aproveitou a oportunidade para anunciar seu apoio à construção do novo Restaurante Universitário da UEPG.

O deputado federal Aliel Machado destaca a importância dos três pilares em que se baseia a universidade pública: ensino, pesquisa e extensão. "A UEPG tem uma grande importância não só para seus alunos e funcionários, mas também para o desenvolvimento de nossa região, devolvendo à comunidade o investimento feito pelo poder público", ressalta.

"A UEPG é referência mundial, está entre as melhores universidades do mundo", comemora o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel. Como destacou o prefeito em seu pronunciamento, a excelência da instituição é um motivo de orgulho para a cidade e para a região.