Sábado, 20 de julho de 2019

« voltar

18/06/2019 - 10h34 / Atualizada 18/06/2019 - 14h35



Curso de Zootecnia realiza Dia de Campo do Leite em Reserva


por Luciane Pereira da Silva Navarro

O projeto de extensão “Implantação de Programas visando melhorias na produtividade, qualidade e processamento do leite em propriedades familiares no município de Reserva" e o Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite (CMETL) da UEPG, em parceria com a Emater, realizaram o “Dia de Campo do Leite”. O evento aconteceu no dia 11 de junho em Reserva, Paraná.

O dia de campo reuniu cerca de 70 produtores familiares e teve como objetivo levar informações quanto aos parâmetros de produção, qualidade e processamento do leite. A professora Adriana de Souza Martins, do Departamento de Zootecnia da UEPG, que coordena tanto o projeto de extensão quanto o Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite, afirma que devido às novas exigências quanto à qualidade do leite segundo as Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, o dia de Campo foi organizado com o propósito de orientar os produtores quanto aos procedimentos corretos para a produção de leite de qualidade.

"Sabe-se que a ocorrência de mastite no rebanho traz grandes prejuízos para o produtor e para a indústria. Entre eles estão a redução na qualidade do leite, que leva a descontos pela indústria no preço pago por litro de leite, a diminuição na produção, os custos com medicamentos para o tratamento e o descarte do leite, reduzindo a lucratividade do produtor", salienta a professora. Martins  alerta que o município de Reserva está entre os 5% dos municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano – IDH do Estado. "Portanto, a realização de eventos de extensão e assistência técnica envolvendo produtores familiares é de grande importância, pois contribui com desenvolvimento sócio-econômico na região", enfatiza a professora.

Estações

Para o dia de campo foram organizadas quatro estações. A estação 1 abordou boas práticas na criação de bezerras e novilhas e a estação 2, equipamentos de ordenha. Já a estação 3 teve como foco as práticas no manejo de ordenha enquanto a estação 4 abordou a produção de queijos e derivados. O dia de campo contou com a participação de acadêmicos do curso de Zootecnia, possibilitando a integração com os produtores e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Em cada estação, os acadêmicos fizeram demonstrações quanto aos procedimentos de ordenha, análise e interpretação da contagem de células somáticas no leite, colostragem e acompanhamento do peso corporal de bezerras e novilhas, procedimentos para a produção de queijo Minas Frescal e Petit suisse, entre outras.

Organização

Entre os organizadores do evento estão a professora Dra. Adriana de Souza Martins, do departamento de Zootecnia da UEPG, o professor Dr. Guilherme de Almeida Souza Tedrus, do Departamento de Eng. de Alimentos da UEPG, MSc. Raphael Patrick Moreira, da EMATER e os acadêmicos do curso de Zootecnia da UEPG: Alana C. Domingues, Bárbara H. Balzer, Caroline A. Ribas, Elaine A. Eidam,  Fabiane S. Talegnani, Flavio A. dos Santos, Joice Rodrigues, Joslaine A. Dezone, Luiz E. da Luz, Mozart E. Simão, Paula de Lara e Regina T. Bastos. O evento também contou com o apoio de empresas envolvidas com o setor de lácteos.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG