Sábado, 24 de agosto de 2019

11/06/2019 - 11h11 / Atualizada 11/06/2019 - 14h03

Alunos da UEPG apresentam pesquisas em workshop internacional

Estudantes do LABMOM apresentaram pesquisas sobre microbioma em evento internacional realizado em Curitiba

por Assessoria de Imprensa

O Laboratório de Biologia Molecular Microbiana (LABMOM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi convidado para expor linhas de pesquisas na forma de palestras. A apresentação aconteceu no workshop internacional intitulado “Microbiome”, realizado nos dias 22 e 23 de maio de 2019 em Curitiba. Três alunos(as) que realizam pesquisas no LABMOM participaram das atividades.

O evento foi organizado pelos professores doutora Rose Adele Monteiro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor Gary Stacey da Missouri University (EUA) e pelo professor doutor Michael Sadowski da Minnesota University (EUA).

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEPG, Salomé Urrea Valencia, apresentou os trabalhos do LABMOM sobre microbiologia do solo e interação planta-bactéria. A pesquisa tem ênfase nos estudos de colonização do biofertilizante Azospirillum brasilense em gramíneas e leguminosas e no papel das comunidades bacterianas da rizosfera do milho, trigo, soja e aveia no ciclo do nitrogênio e promoção do crescimento vegetal.

O bioinformata do LABMOM e egresso do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Douglas Tomachewski, apresentou os trabalhos do LABMOM na área de Bioinformática. A pesquisa visa o estudo racional de dados biológicos gerados por técnicas moleculares nas áreas de genômica, transcriptômica, proteômica e metagenônima.

Douglas apresentou a ferramenta web intitulada Ribopeaks (disponível em: www.ribopeaks.com). O Ribopeaks é a primeira ferramenta inteiramente gratuita e disponível on line para classificação taxonômica de bactérias ambientais usando dados de espectrometria de massa do tipo Maldi Tof. Tecnologia mais barata, mais rápida e mais precisa de identificação de rizobactérias do que o sequenciamento de DNA.

Presença de alunos da iniciação científica

A aluna de iniciação científica, Laís Karas, graduanda do curso de Farmácia da UEPG apresentou as pesquisas do LABMOM sobre biologia molecular, bioquímica e fisiologia de microrganismos. A pesquisa tem como ênfase no estudo da expressão dos genes envolvidos no metabolismo da fixação biológica de nitrogênio, nitrificação e desnitrificação.

Reconhecimento internacional das pesquisas realizadas no LABMOM

Os organizadores e os pesquisadores que participaram do evento elogiaram a qualidade dos trabalhos interdisciplinares realizados no LABMOM, ressaltando a sua extrema importância científica para o desenvolvimento da agricultura brasileira. A avaliação positiva das pesquisas do LABMOM resultou em novas parcerias científicas que contribuirão para a internacionalização da Universidade.

O que é o LABMOM e quem são seus apoiadores

O LABMOM é um laboratório de pesquisa, ensino e extensão, situado no Bloco M, e está credenciado na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Atualmente o LABMOM permite o estágio de estudantes de mais de 10 cursos de graduação e fornece infraestrutura e auxilia na pesquisa de 8 Programas de Pós Graduação da UEPG. Além disso, possui parceria científica com mais de 20 institutos de pesquisas nacionais e internacionais. Os seus projetos são financiados pelo CNPq, CAPES, INCT, Fundação Araucária e Petrobrás. Para mais informações acesse: http://sites.uepg.br/labmom/.