Sábado, 24 de agosto de 2019

16/05/2019 - 09h39 / Atualizada 16/05/2019 - 14h48

Professores e técnicos do Lama/UEPG participam de reuniões no Reino Unido

por Assessoria de Imprensa

Professores e técnicos do Laboratório de Mecanização Agrícola da UEPG (Lama/UEPG) participaram de workshop e de reuniões com professores e pesquisadores das Universidades de Leeds e York, Condado de Yorkshire, Inglaterra. O workshop faz parte do projeto “Construindo desenvolvimento em pequenas comunidades agrícolas: culturas para bioenergia”, aprovado junto à Fundação Araucária/Confap/Fundo Newton/British Council.

O objetivo foi a construção de uma rede de pesquisa cuja temática é a agricultura camponesa e as culturas bioenergéticas, uma das linhas de pesquisa do Laboratório, bem como do SRI/UoL (Sustainable Research Institute da Universidade de Leeds) parceiro inglês nesta ação.

O Lama/UEPG desenvolve trabalhos junto à agricultura camponesa regional e tem como premissa pesquisas e ações cujo objetivo é desenvolver tecnologias na produção, transformação e comercialização de culturas agrícolas produzidas agroecologicamente.

O workshop realizado na Inglaterra objetivou a homogeneização do conhecimento entre os parceiros brasileiros e ingleses em torno das pesquisas e ações já realizadas. A professora Lindsay Stringer (SRI/UoL), coordenadora inglesa do projeto, comentou que “o aprendizado sobre diferentes usos quanto à alimentação e bioenergia da cultura da batata-doce e do milho crioulo foi muito interessante”.

O professor Jaime Alberti Gomes (Lama/UEPG) complementa que “o saldo da agenda foi muito positivo, em todos os sentidos, isto é: discutir o que estamos fazendo (objetivo do Workshop), o que podemos fazer, internacionalização da universidade e proporcionar a acadêmicos choque científico e cultural”.