Sábado, 20 de julho de 2019

14/05/2019 - 14h42 / Atualizada 14/05/2019 - 16h17

Pós em Ensino de Ciências e Matemática promove atividades com professores estrangeiros

por Aline Jasper

Na quinta e sexta (16 e 17), o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática realiza uma mostra de produções artísticas e duas palestras ministradas por professores estrangeiros.       Na quinta (16), ocorrem as palestras, com tradução simultânea: às 14h, o professor Dr. Mark Murphy, da University of Glasgow, da Escócia, fala sobre as bolsas de estudos digitais e o futuro do intelectual público ("Digital Scholarship and the future of the public intellectual").

Às 19h, o auditório do PDE será utilizado para a Aula Magna do programa de Pós-Graduação, com a professora Dra. Cristina Costa, da University of the West of England, de Bristol, Inglaterra. A professora abordará o tema "Digital Cultures and Teaching and Learning Practices" (Culturas Digitais e as práticas de ensino e aprendizado).

No hall de entrada do PDE, estará exposta nos dois dias a mostra "Produções visuais de Arte-Ciência", das 14h às 21h de quinta-feira e das 8h às 16h de sexta-feira. Esta mostra tem como objetivo apresentar parte da produção realizada nas disciplinas que têm como discussão a relação entre Ciência e Arte, por meio de teorias, metodologias e procedimentos de ensino. "O resultado deste diálogo possibilita uma ampla visão (sem uma visão compartimentada e cartesiana) do conhecimento", apontam os organizadores.

As produções de alunos e professores levam em conta as discussões e estudos realizados sobre o tema imagem, cores, formas, além de estudos interdisciplinares e experimentos. As disciplinas que embasaram a produção são: "Análise Imagética: a imagem como documento", "Interdisciplinariedade na Arte e na Ciência", além de outras em que se realizam produções visuais, como "Introdução à Epistemologia e Didática da Ciência" e "Estágio Docente de Mestrado".

"A apresentação destas produções visuais demonstra a busca de um movimento articulador entre diferentes saberes, alicerçado na interdisciplinaridade (em especial na relação entre Arte e Ciência) como meio indispensável na construção do conhecimento", destacam.