Sábado, 20 de julho de 2019

« voltar

14/05/2019 - 09h42 / Atualizada 14/05/2019 - 09h52



Professora da UEPG ministra palestra sobre Arte e Ciência no Sesc São Paulo


por Aline Jasper

 

A professora Josie Agatha Parrilha da Silva, do Departamento de Artes da UEPG, participa em junho de um encontro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. A atividade faz parte de uma série de eventos promovidos pelo Sesc em maio e junho que comemoram os 50 anos da chegada do homem à Lua.

A partir do livro "Arte e Ciência na Lua: interdisciplinaridade e formação de professores", que foi resultado de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação para a Ciência, a professora apresenta as relações entre as áreas de Artes Visuais e Ciência (Física e Astronomia), em especial na formação de professores. A palestra deve acontecer em 24 de junho, às 19h30, no Sesc São Paulo. Inscrições podem ser feitas até 28 de maio, pelo site do Sesc.

A partir do tema “Lua”, Josie desenvolveu um conjunto de metodologias, envolvendo conteúdos, métodos e ações para a construção de conhecimento na formação de professores de diferentes áreas de conhecimento. No encontro, a pesquisadora apresenta um resumo dos resultados alcançados com o trabalho.

Josie é doutora em Educação para a Ciência e Matemática, mestre em Educação, licenciada em Pedagogia e em Artes Visuais. Atua como docente do Departamento de Artes da UEPG e de dois programas de pós-graduação na área de ensino (Ensino de Ciências e Edicação Matemática, na UEPG; e Ensino de Ciências e Matemática, na UEM).

Revista “Em Aberto”

A professora Josie participou, ainda, juntamente com o professor Marcos  Cesar Danhoni Neves, da organização do número 103 da revista “Em Aberto”, publicação do INEP que reúne artigos a respeito de um tema proposto por professores. Esta edição teve como temática as discussões sobre Educação e Imagem.

Como conta a professora, “essas discussões sobre imagem surgiram da vivência acadêmica, na graduação, pós-graduação e atividades de pesquisa e extensão dos organizadores”.  Segundo ela, a inclusão da disciplina de análise de imagem nos programas de pós-graduação em Ensino amplia as discussões sobre o uso de imagens no ensino de ciência.

O professor Marcos complementa que essa edição da revista foi pensada para “proporcionar um espaço dialógico para professores em torno de ações educativas em ciências que envolvam uma abordagem interdisciplinar num fazer pedagógico, o qual, por sua vez, seja baseado num olhar sistêmico e imagético”. A revista pode ser acessada nesse endereço.

 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG