Sábado, 20 de julho de 2019

13/05/2019 - 11h28 / Atualizada 13/05/2019 - 11h36

Alunas da Residência Pedagógica ministram oficina para servidores

Sob coordenação de professores, estudantes participaram de ações do programa de Formação dos Profissionais da Educação

por Afonso Ferreira Verner

Acadêmicas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ministraram no último sábado (11) uma oficina para os funcionários integrantes do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionario). A oficina foi ministrada pelas alunas Fernanda Fleck e Ana Carolina Dal Col, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e foi realizada no Instituto de Educação César Prieto Martinez

A oficina foi realizada no período de aulas do curso de Infraestrutura Escolar que são ministradas pela Professora/Tutora India Mara Aparecida Dalavia de Souza Holleben. O  do curso módulo está organizado com discussões em torno de que materiais e equipamentos didáticos são mais apropriados aos vários níveis e modalidades de ensino (Ensino Médio). Desta forma, a ideia era desenvolver uma prática de laboratório com os(as) alunos(as) do Profuncionario.

Participaram da oficina os funcionários/as (Agentes Educacionais I) das escolas da rede  estadual de ensino, além de alunos/as da turma e que trabalham nas funções de limpeza, manutenção e conservação desses equipamentos e materiais na escola, entre outras atividades.

Coordenação da Oficina

As acadêmicas residentes estiveram sob a Coordenação da Professora Adriane Dall'acqua de Oliveira, coordenadora de Biologia do Programa  de Residência Pedagógica, e das professoras orientadoras do Núcleo Multidisciplinar Biologia, Física e Química, Marilei Mendes e Dayane Maia.

A intenção, além de possibilitar aos alunos(as) essa atividade, era fazê-los perceber a importância do trabalho que realizam na escola e a diferença que faz para o/a professor/a encontrar o laboratório limpo, organizado, arejado quando leva seus/suas alunos para as atividades práticas.

Avaliação da atividade

Segundo a professora India Mara, as residentes Carolina e Fernanda foram extremamente competentes ao desenvolverem a prática, fazendo uma abordagem absolutamente importante e necessária sobre o que é um laboratório, quando foram criados e a partir de quais necessidades. "Elas explicaram a diferença entre laboratórios, os que fazem ciência/pesquisas etc., e aquele que estávamos usando, que é um laboratório de natureza pedagógica, que tem como finalidade facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos/as nas diferentes áreas", destaca a professora.

Carolina e Fernanda demonstraram ainda quais materiais compõem um laboratório, peças, usos, etc, em especial sobre as funções do microscópio. “Os alunos e alunas tiveram a oportunidade de organizar as lâminas e observá-las ao microscópio. Podemos notar os semblantes e as expressões de curiosidade, satisfação, surpresas dos participantes, além de uma alegria genuína e honesta de terem realizado algo que nunca tinham feitoe que jamais esquecerão”, ressalta India Mara.

Experiência dos funcionários

Segundo os funcionários foi uma experiência bastante válida e relataram que tiveram acesso ao laboratório pela primeira vez como espaço de muito aprendizado. “Foi uma prática muito interessante e produtiva pois com meus 49 anos aprendi que podemos colocar uma camada de óleo sobre o molho de tomate para a conservação do mesmo”, contou Valdirene Santos. “Foi muito interessante pois aprendi hoje muita coisa que não tinha conhecimento”, explicou Helena Viclineski.

A Coordenadora Institucional do Programa de residência pedagógica, professora Marcela Teixeira Godoy, enfatizou que não há dúvidas do benefício entre as atividades bem planejadas como essa entre IES e a Educação Básica para a formação de todos os envolvidos.