Sábado, 20 de julho de 2019

13/05/2019 - 09h43 / Atualizada 13/05/2019 - 10h02

Dia do zootecnista é marcado por debate sobre a profissão na UEPG

Evento organizado pelo Centro Acadêmico do curso e contou com a presença de profissionais e docentes

por Afonso Ferreira Verner

A segunda-feira (13), dia do(a) zootecnista, foi marcado por um debate sobre a profissão na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Comemorado na Universidade há 17 anos, o dia do(a) zootecnista foi marcado por um evento sediado no auditório do PDE, no Campus de Uvaranas. A ação foi organizada pelo Centro Acadêmico Walter Motta Ferreira, que representa os alunos do curso.

A abertura do evento contou com a presença de professores que compõem o corpo docente do Curso. Estiveram presentes as professoras Maria Marta Loddi e Verônica Oliveira Vianna, respectivamente diretora da Fazenda Escola Capão da Onça e Chefe do Departamento de Zootecnia. Também compuseram a mesa do evento a professora Cheila Roberta Lehnen.

O professor Wilson Massamitu Furuya, coordenador da pós-graduação em Zootecnia, e o aluno Gabriél Antonio Pivovar, presidente do CA, também participaram do evento. Em seguida, Euler Kiefer apresentou a palestra sobre 'Suinocultura nos Campos Gerais e o Mercado de Trabalho' - Euler é técnico sênior da cooperativa Castrolanda e egresso do curso de Zootecnia da UEPG. Formado em Medicina Veterinária pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE), Euler é Pós graduado em Saúde e Manejo Sanitário na Suinocultura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná.

Entre os melhores cursos do Brasil

Durante a abertura do evento, a professora Verônica Oliveira Vianna destacou a qualidade do curso e dos profissionais formados na UEPG. "Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas, seguimos entre os melhores cursos de Zootecnia do Brasil", destacou a professora.

Presença da Zootecnia na Fazenda Escola

Já a docente Maria Marta Loddi lembrou que o dia deveria ser comemorado também pelo fato de que, pela primeira vez na história, a UEPG tem uma zootecnista no comando da Fazenda Escola. "Essa é uma vitória para nossa profissão e mostra a importância da Zootecnia. A Fazenda Escola é de vocês! Sintam-se convidados a visitar e atuar neste espaço", disse a professora.

Formação profissional

O evento ainda contou com outras três palestras. Fabio Henrique de Jong, também egresso do curso de Zootecnia, ministrou uma palestra sobre a criação de bezerras. A terceira palestra teve como tema a "evolução do sistema de produção e o cenário atual de exportações de carnes e processados" - a palestra foi ministrada pelo médico veterinário Alceu Kazuo Hirata.

Por fim, o evento contou com a palestra sobre "como o manejo e indicadores de bem-estar animal afetam a qualidade da carne”, ministrada pela zootecnista Fernanda Aparecida Fragoso Moizes.