Sábado, 24 de agosto de 2019

22/04/2019 - 08h07 / Atualizada 22/04/2019 - 15h23

Sistema Eletrônico de Informações é implantado na UEPG

A partir de hoje, a universidade deixa de gerar processos em papel

por Aline Jasper

A partir de hoje (segunda, 22), com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a Universidade Estadual de Ponta Grossa deixa de gerar processos e protocolos em papel. Em um prazo de 120 dias, todos os processos em papel devem ser extintos, substituídos por protocolos eletrônicos, disponíveis na plataforma sei.uepg.br.

O uso do sistema passa a ser obrigatório em todos os setores da UEPG, conforme a resolução 114 do Conselho Administrativo, de 23 de abril de 2018. O objetivo é reduzir o uso de papel na universidade, além de agilizar os processos e atender às restrições de espaço físico para arquivamento.

Em reunião no Conselho de Administração nesta manhã, o SEI foi apresentado e o termo de início do sistema foi assinado pelo reitor na plataforma. Além dos membros do conselho, participaram da reunião o juiz federal Antônio César Bochenek, Diretor do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; o Juiz Federal Fabricio Bittencourt da Cruz; e o Prof. Vicente Paulo Hajaki Ribas, que ajudaram a viabilizar a cessão de uso do sistema, que decorreu de um processo iniciado na gestão do reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, em junho de 2017.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) apresentou o SEI em três encontros, nos dias 15 e 16 de abril, para representantes de diversos órgãos da UEPG e Hospital Universitário. Além desse contato mediado pelo NTI, a comunidade universitária pode acessar treinamentos online ofertados de forma regular e gratuita, como o Curso EAD - Sei Usar, da Escola Virtual de Governo (www.escolavirtual.gov.br/curso/74).

Sobre o Sei

O Sei! é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que engloba vários módulos e funcionalidades para promover a eficiência administrativa. A principal característica do sistema é a diminuição do uso de papel como suporte físico para os documentos institucionais e a atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Entre as funcionalidades do sistema, estão a possibilidade de acessar em diversos tipos de equipamentos (smartphones, computadores e tablets de vários sistemas operacionais); controle de nível de acesso, ou seja, gerenciamento de documentos restritos e sigilosos; tramitação em várias unidades ao mesmo tempo, agilizando os processos e demandas; sistema intuitivo e fácil de usar; além de funcionalidades específicas para cada área da gestão pública.