Sábado, 24 de agosto de 2019

17/04/2019 - 09h22 / Atualizada 17/04/2019 - 13h04

Encerram neste domingo as inscrições para o Mestrado em História da UEPG

por Assessoria de Imprensa

No próximo domingo, 21, encerra o período de inscrições para o Programa de Pós-graduação em História da UEPG, para ingresso em agosto de 2019. A homologação das inscrições ocorre na segunda-feira, 22, e a lista de projetos aprovados será divulgada no dia 6 de maio.

São ofertadas nesse processo seletivo 20 (vinte) vagas para o programa de Mestrado, em duas linhas de pesquisa: “Instituições e sujeitos: saberes e práticas” e “Discursos e representações: produções de sentidos”. Há a possibilidade de obter bolsa a partir de demanda social, ou seja, a classificação para a seleção de bolsas parte da comprovação da necessidade.

Os aprovados na primeira fase, que é a análise dos projetos de pesquisa conforme a linha de pesquisa, realizam ainda uma prova de proficiência em línguas estrangeiras (inglês, francês ou espanhol) no dia 10 de maio, de caráter eliminatório. A última etapa do processo seletivo é a prova escrita, na qual os candidatos devem obter nota mínima de 7,0 pontos para classificação. A prova, a ser aplicada em 24 de maio, tem caráter eliminatório e classificatório.

Por fim, será feita uma avaliação do projeto de pesquisa e da trajetória acadêmica e profissional (a partir do currículo Lattes e da documentação apresentada pelo candidato). Os candidatos serão, então, classificados a partir da média aritmética entre as notas da prova escrita e da avaliação do projeto de pesquisa.

O resultado final será divulgado no dia 26 de julho, na página do programa de pós-graduação (http://pitangui.uepg.br/propesp/ppgh/index.php). As matrículas acontecem de 29 a 31 de julho e as aulas iniciam em 14 de agosto.

O Colegiado do PPGH afirma que o programa “busca responder à demanda regional por ensino e pesquisa na área”. O público-alvo para a inscrição são profissionais em História, mas formados em outras áreas, principalmente das ciências humanas e sociais, podem se inscrever também.

Para mais informações sobre a seleção de alunos, documentos necessários para a inscrição e o cronograma do processo seletivo, confira o edital: pitangui.uepg.br/propesp/ppgh/pdf/2019/Edital032019.pdf. Os editais de resultados e convocações serão divulgados na página do Programa de Pós-Graduação em História.

Texto: Gabriel Miguel | Aline Jasper