Sábado, 20 de julho de 2019

15/04/2019 - 10h58 / Atualizada 15/04/2019 - 11h16

Campus Central sedia evento de observação da lua

Evento foi realizado na sexta-feira (12) e telescópios foram utilizados para observação da lua

por Afonso Ferreira Verner

O Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu na última sexta-feira (12) uma atividade da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA). O grupo de astrônomos amadores organizou uma atividade de observação da lua - a ação foi gratuita e utilizou telescópios para observação do satélite natural da Terra. Durante a atividade, vários alunos fotografaram a lua com os celulares e compartilharam as imagens nas redes sociais.

A ação também contou com o apoio do Sindicato dos Professores e Técnicos (Sintespo). A atividade foi realizada com uma sessão de observação centrada na lua, realizada com o uso de telescópios e supervisão de membros da SPCA. Durante o evento, quem passou pela Praça Santos Andrade teve a possibilidade de conhecer telescópios e utilizá-los para observar as planícies e planaltos, montanhas e cordilheiras na lua.

“O projeto objetiva oferecer à comunidade universitária a possibilidade de participar de uma atividade ligada a Ciência da Astronomia. Como material de apoio foi distribuído um mapa didático da lua que ajuda a orientar o observador pelo mundo lunar. O comparecimento foi acima do esperado, atraindo acadêmicos, servidores administrativos e professores da UEPG e ainda pessoas da comunidade externa”, explica Maurício José kaczmarech, servidor da UEPG e membro da SPCA.