Sábado, 20 de julho de 2019

10/04/2019 - 10h37 / Atualizada 10/04/2019 - 14h25

Conferência de Cultura elege novos conselheiros

Representantes ficarão por dois anos no cargo

por Afonso Ferreira Verner

Tomarão posse no dia 22 de maio, às 20h, no Cine-Teatro Ópera, os novos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). A eleição e a homologação aconteceram na última sexta-feira, 05, na 20ª Conferência Municipal de Cultura, seguindo as normas da Lei 10.718/2011. Serão 22 conselheiros, representantes do poder público, da sociedade civil organizada e dos segmentos culturais que atuarão diretamente em contato com a Fundação Municipal de Cultura.

Entre as atribuições dos conselheiros está a definição de valores, critérios e avaliações para editais a serem lançados nas mais diversas áreas. Para este ano, o valor destinado a editais ultrapassa os R$ 300 mil, por meio do Fundo Municipal de Cultura (referente ao orçamento de 2019 e saldo remanescente de 2018). Além disso, o Conselho atua na fiscalização da execução das políticas públicas para a cultura e na avaliação de instituições que solicitam sua inclusão no Cadastro de Entidades Culturais de Ponta Grossa, entre outras demandas.

A gestão será de dois anos, iniciando em maio de 2019 e indo até abril de 2021. Representando o poder público estarão Luiz Cirillo Barbisan e Luana Caroline do Nascimento (Departamento de Cultura da Fundação Municipal de Cultura) e Nelson Silva Junior, Niltonci Batista Chaves e Sandra Borsoi (Universidade Estadual de Ponta Grossa), além do presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante, que também preside o Conselho.

Das entidades da sociedade civil organizada serão representantes Adriana Kisielewicz e Carlos Alberto Rodrigues de Souza (Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais), Kelin Gerusa Peters Franco e Glaucia Wesselovicz (SESI), Elizabeth Johansen e Kathleen Alessandra Coelho de Andrade Villela de Biassio (Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural – APPAC), e Francisley Pimentel Fagundes e Valquíria Koehler de Oliveira (Conselho Municipal de Educação).

Já os segmentos artísticos serão representados por Fátima Ribeiro e Regina Stori (música), Marcio Fabiano Antunes (teatro), Rafael Schoenherr (cine-foto-vídeo), Lenita Stark (artes visuais), João Guilherme de Castro Martins (artes populares), Patrícia Guedes e Luiz Carlos Gorchinski (literatura).

As informações são de Luane Caroline Nascimento