Sábado, 20 de julho de 2019

21/03/2019 - 14h30 / Atualizada 21/03/2019 - 14h21

Lagedis promove 1ª Jornada Feminista sobre Violências de Gênero

por Tais Borges de Macedo

O Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividades (Lagedis), ligado aos cursos de História da UEPG, promove a 1ª Jornada Feminista Lagedis, com o tema “Violências de Gênero na Contemporaneidade”. O evento ocorre nos dias 4 e 5 de abril, no bloco PDE do Campus Uvaranas.

A programação da Jornada tem início às 8h30 com a apresentação de trabalhos em quatro grupos temáticos, sendo eles: Violências de Gênero; Gênero e Educação; Gênero, Cultura e Ciência; Cidadania, ativismos e interseccionalidades. Os interessados em participar do simpósio podem enviar o resumo do artigo até 25 de março.

No auditório do PDE, a partir das 14 horas, acontece o Cine Debate sobre o filme Roma (2018). Às 19 horas, a conferência de abertura, intitulada “Não nos calarão: Gênero, Resistência e Liberdade de Cátedra”, será ministrada pela professora Marlene de Fáveri, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A apresentação de trabalhos continua na manhã do dia 5 de abril. Às 14 horas, no auditório, ocorre a mesa redonda "Processos-crime como documento histórico e análise dos casos de violências", com as professoras Prof. Dra. Kety de March, da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e Prof. Ms. Solange Pinto da Secretaria da Educação do Paraná (SEED). A conferência de encerramento tem início às 19 horas, e será proferida pela professora Dra. Megg Rayara Gomes de Oliveira, primeira travesti negra com doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento também terá apresentações musicais antes das palestras de abertura e encerramento, e exposição artística no hall do PDE.

O Lagedis surgiu ao final de 2017 com o objetivo de ampliar discussões e pesquisas nos campos de gênero e feminismos nos cursos de História. Estruturado como reuniões para estudo e debate de textos, atualmente oferece também atividades de extensão, como palestras, ciclos de debates, orientação de pesquisa e disciplinas optativas. O Lagedis é registrado como programa de extensão e grupo de pesquisa no CNPq.

As inscrições para a 1ª Jornada Feminista podem ser feitas pelo link, com o valor de R$ 10 reais. Aos participantes, será emitido certificado de 24 horas. Mais informações na página do evento.