Sábado, 20 de julho de 2019

20/03/2019 - 15h27 / Atualizada 21/03/2019 - 09h30

32º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem inscrições abertas

Pesquisadores e jornalistas podem concorrer a premiação em dinheiro por projetos e reportagens em Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra

por Tais Borges de Macedo

Pesquisadores, cientistas e jornalistas do estado do Paraná podem se inscrever no 32º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia Governador José Richa até 28 de maio. Podem concorrer ao Prêmio estudantes e profissionais pertencentes a Institutos de Pesquisa, Departamentos de Instituições de Ensino Superior, Entidades de Classe, Empresas Públicas e Privadas, e entidades semelhantes. São quatro categorias: Profissional (para um pesquisador e para um pesquisador-extensionista), Estudante de Curso de Graduação, Inventor Independente e Jornalismo Científico.

Duas áreas do conhecimento são premiadas a cada ano, em sistema de rodízio. São avaliados projetos nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde; e Ciências Humanas Sociais e Ciências Agrárias. Nesta edição, serão contempladas pesquisas, projetos de extensão e reportagens de Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde.

Segundo a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Prêmio foi criado em 1985 e visa reconhecer e estimular a produção científica, tecnológica e de extensão paranaense, valorizando os profissionais e os jovens talentos que, por meio de suas atividades, contribuíram para o progresso do estado.

A cerimônia de premiação acontece durante a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia de 2019, cuja data será divulgada no site da Seti. Os vencedores das quatro categorias recebem certificado e prêmio em dinheiro calculado a partir do vencimento do professor titular das Instituições Estaduais de Ensino Superior em regime de dedicação exclusiva.

O sistema de inscrições para o 32º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia pode ser acessado neste link. Mais informações estão no edital disponível em: http://www.seti.pr.gov.br/arquivos/File/CCT/32Premio.pdf.