Sábado, 24 de agosto de 2019

« voltar

12/02/2019 - 12h21 / Atualizada 12/02/2019 - 16h43



Governo do Estado confirma base da PM em Uvaranas


por Luciane Pereira da Silva Navarro

A Universidade Estadual de Ponta Grossa iniciou as obras no imóvel que receberá a base da Polícia Militar em Uvaranas. A conquista da unidade para o bairro, anunciada em outubro de 2018 pela recém-empossada reitoria da UEPG, foi resultado da intermediação do deputado federal Aliel Machado junto ao Governo do Estado do Paraná.

No último dia 5 de fevereiro, o reitor, professor Miguel Sanches Neto, esteve no Palácio Iguaçu para uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona. Durante o encontro, Guto Silva afirmou que, se a presença da polícia é importante para Uvaranas e para a Universidade, a UEPG pode contar com o apoio do governo do Estado. Em ato contínuo, o Chefe da Casa Civil deu os encaminhamentos para a efetivação do convênio, através de contato com Péricles de Matos, Comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, que criou as condições necessárias para a conclusão da parceria.

  A base será instalada na antiga sede do projeto Rondon, ao lado do portal de entrada do campus. As reformas no local devem ficar prontas em 30 dias e para que a unidade policial inicie suas atividades quanto antes, o professor Miguel Sanches Neto ressalta que a Universidade espera contar com o apoio de todas as lideranças dos Campos Gerais para esta e outras ações da UEPG. “Já tivemos o OK do coronel Péricles de Matos e do Guto Silva, o que foi decisivo, mas a atuação da classe política local é importante para fortalecer a parceria”, afirma o reitor. Por sua vez, o Superintendente Aldo Bona afirmou que a base da Polícia Militar “contribuirá com a segurança do bairro de Uvaranas e da Universidade e demonstra a disposição do governo de Carlos Massa Júnior de fazer todas as parcerias possíveis para o melhor atendimento da população”.

Mais segurança para a região

 A base policial que será instalada no Campus Uvaranas da UEPG será administrativa. Dois policiais devem registrar de boletins de ocorrência no local e servirá comoponto de apoio para as viaturas da região. “O intuito da base é atender à população do bairro, de forma mais abrangente, e também aos frequentadores da UEPG”, reforça o reitor.

O vice-reitor, Everson Augusto Krum, afirma que o objetivo desta gestão é que as pessoas, tanto da comunidade interna quanto externa, se sintam seguras na Universidade. Com a instalação da base, a expectativa da UEPG é de diminuição dos casos de roubos, furtos e violência no Campus e arredores.

“Acreditamos que a presença da população vai ser o grande diferencial da segurança no Campus Uvaranas. Então, é um ciclo: você melhora as condições de segurança para atrair pessoas, que darão muito mais segurança para quem frequenta o local", complementa Sanches.

Sobre o local

O prefeito do Campus, Eduardo Pereira, esclarece que as alterações necessárias para a edificação receba a base policial já estão em andamento. A reforma inclui a construção de uma rampa de entrada e intervenções no forro, iluminação e instalações elétricas. As obras devem ser concluídas nos próximos 30 dias. No edital para reforma do espaço, previa-se um investimento de até R$81,6 mil, mas a obra foi fechada com economia, no valor de R$ 69,3 mil.

Fotos: Aline Jasper

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG