Sábado, 24 de agosto de 2019

12/02/2019 - 11h58 / Atualizada 12/02/2019 - 16h48

PROGRAD e PRAE lançam Guia do Estudante 2019

por Aline Jasper

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) distribuirão, durante as atividades de acolhida aos calouros, exemplares do "Guia do Estudante UEPG 2019". Este guia traz informações importantes sobre as normas e regulamentos, direitos e deveres dos alunos da instituição, além de informações sobre a estrutura da universidade.

"O Guia busca responder a uma série de dúvidas comuns no primeiro acesso dos alunos à universidade", conta a pró-reitora de Graduação, Lígia de Paula Couto. Assim, o estudante tem acesso a um material em que pode consultar a localização dos órgãos da UEPG, informações de funcionamento de serviços universitários, tirar dúvidas sobre o Restaurante Universitário, dentre outros questionamentos comuns.

A ideia é que os alunos possam referenciar esse material quando tiverem dúvidas, além de saber que órgãos procurar para tirar outras dúvidas. "É um material de referência, já que os alunos recebem orientações gerais na matrícula, mas assim podem se aprofundar e consultar depois, com calma, as informações", destaca Ione da Silva Jovino, pró-reitora de Assuntos Estudantis.

Uma novidade importante desta edição do Guia é a proposta de inclusão linguística. Os textos de introdução do manual estão traduzidos para duas línguas indígenas, o Guarani e o Kaigang. Como conta a pró-reitora de Assuntos Estudantis, que idealizou esta proposta, "a iniciativa dá visibilidade para os acadêmicos indígenas, além de acolher de forma mais próxima estes alunos".

A tradução foi feita por alunos da UEPG: Alexandre Kuaray de Quadros, acadêmico de Geografia, traduziu os textos para o Guarani; enquanto que Renato Pereira, acadêmico de Odontologia, fez a tradução para o Kaigang. "São acadêmicos da UEPG, mas atuam como professores em suas comunidades indígenas. Portanto, são alunos que replicam o conhecimento recebido na universidade e ampliam o acesso à educação", complementa Ione.

Acolhida aos calouros na UEPG

As atividades de acolhida aos calouros acontecerão nos dias 18 e 19 de fevereiro, que são os dois primeiros dias do ano letivo. No dia 18, acontecem pela manhã e pela noite, inclusive no Campus de Telêmaco Borba, e no dia 19, acontecem nos três turnos, com atividades nos Campi de Uvaranas e Centro.

"A construção da acolhida foi feita em conjunto entre a PROGRAD e a PRAE, para receber da melhor forma os alunos que chegam à UEPG", conta Lígia. Em parceria com as demandas dos estudantes, desde novembro estão sendo planejadas atividades que possam receber de forma calorosa e explicativa os calouros.

Sobre a PRAE

A UEPG é a primeira universidade estadual do Paraná a destinar uma Pró-Reitoria ao atendimento das demandas dos estudantes. A criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis traz o objetivo de aproximar a instituição de seus alunos, acolher e abrir espaço para que se sintam representados.