Sábado, 24 de agosto de 2019

12/02/2019 - 11h26 / Atualizada 12/02/2019 - 13h41

Capes divulga editais para capacitação em educação básica

Os editais registram oportunidades de capacitação de profissionais da educação básica na Irlanda, no Canadá e nos Estados Unidos

por Assessoria de Imprensa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) comunica a divulgação no Diario Oficial da União (DOU), no dia 08 de fevereiro, de três editais para capacitação de profissionais da educação básica na Irlanda, no Canadá e nos Estados Unidos. Feitas online com preenchimento de formulário, as inscrições são gratuitas e o envio de documentos pela internet.

O Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda se desenvolve na parceria Capes e o Mary Immaculate College. O objetivo é promover a capacitação dos profissionais que atuam na coordenação ou supervisão pedagógica das escolas públicas de educação básica. O programa tem como meta, além do treinamento em língua inglesa, o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica para profissionais de supervisão. O curso tem duração de 12 meses.

Com duração de oito meses, o programa promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) tem por finalidade selecionar professores em efetivo exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital. Divide-se em duas partes: a primeira com curso básico de inglês; e a outra oferece curso de formação de professores, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno.

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) oferece curso intensivo de seis semanas em universidade do país. Visa à capacitação de professores de língua inglesa, em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica. Entre os benefícios estão ajuda de custo e material didático do curso.

Os interessados em informações adicionais podem acessar as páginas dos programas e editais dos programas.

Programa de desenvolvimento de profissional de professores da educação básica no Canadá - edital nº 03/2019
Programa desenvolvimento de profissional de professores da educação básica na Irlanda - edital nº 02/2019
Programa desenvolvimento de profissional para professores de língua inglesa – EUA (PDPI) - edital nº 04/2019
(Brasília – Redação CCS/CAPES)