Sábado, 24 de agosto de 2019

06/02/2019 - 09h21 / Atualizada 06/02/2019 - 13h40

UEPG é a primeira estadual a ter Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

por Aline Jasper

A UEPG inicia o ano letivo 2019 com a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), sob o comando de Ione da Silva Jovino.  A UEPG é a primeira universidade estadual do Paraná a destinar uma pró-reitoria ao atendimento das demandas dos estudantes na sua vida acadêmica e social.

O objetivo da pró-reitoria é realizar o acompanhamento da qualidade de vida dos acadêmicos e abrir espaços de acolhimento e representatividade. "A expectativa é que a PRAE seja um órgão em que os alunos se sintam acolhidos e bem-vindos, desde o dia da matrícula, de forma constante na vida acadêmica", conta a pró-reitora Ione Jovino. Ela complementa que, com a PRAE, espera-se gerar um espaço aberto para criação conjunta de ações não só para os estudantes, mas também com os estudantes.

Segundo o vice-reitor da UEPG, Everson Krum, a criação do órgão cumpre com o compromisso firmado pela gestão universitária de ter um olhar mais especializado para os alunos. "A PRAE será o canal de comunicação oficial, humanizado e acolhedor das demandas dos acadêmicos da UEPG. Queremos que nosso aluno não seja um número de RA, mas seja visto como integrante efetivo da comunidade UEPG", destaca.

A PRAE se originou da Coordenadoria de Assistência e Orientação ao Estudante (CAOE), que era vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Segundo Ione, essa mudança vem da necessidade de atender especificamente às necessidades dos estudantes, algo que não era possível fazer de forma aprofundada anteriormente.

Ainda assim, o CAOE vinha realizando, nos últimos meses, um trabalho de transição da gestão, de acordo com a pró-reitora. Esse trabalho já buscava estabelecer um diálogo mais aberto com os estudantes, por meio da aproximação com grupos organizados de estudantes, DCE, participação e mediação das conversas de estudantes com a reitoria, reconhecimento de demandas, rodas de conversa, atividades de acolhida e prevenção ao trote.

Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidades

Nas áreas abrangidas pela PRAE, destaca-se a criação da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidades (DAAD), coordenada pela assistente social Silmara Carneiro e Silva. A criação deste departamento busca aproximar a universidade de grupos historicamente excluídos e contribuir para a igualdade de condições na instituições. "Nosso intuito é dar destaque às demandas desses grupos e fazer com que as ações se efetivem no cotidiano da universidade, enaltecendo a pluralidade, mas também buscando a igualdade de acesso aos serviços da instituição", assinala a diretora.

Dentre as ações previstas pela DAAD, está um levantamento do perfil dos estudantes, identificar e localizar indivíduos que estejam em grupos marginalizados, e também mapear as demandas destes grupos. Depois disso, conta Silmara, serão realizadas ações individualizadas de acompanhamento pedagógico e social.

Como destaca a pró-reitora Ione, “a universidade deve ser um ambiente seguro, que acolhe seus alunos. Quando alguém não se sente acolhido, nosso papel é reinvindicar o que a universidade pode fazer para se tornar esse ambiente”.  Assim, espera-se melhorar os índices de permanência dos alunos na instituição e avaliar a efetividade das políticas afirmativas na UEPG.

As atividades da PREA e da DAAD já estão acontecendo. Na tarde desta terça-feira, 05, a DAAD, em parceria com a PROGRAD, recebeu os calouros indígenas para uma ação de acolhimento, matrícula e orientação. A atividade faz parte de uma série de ações que visam à permanência dos alunos indígenas nos cursos superiores e à diminuição dos impactos do choque cultural, com respeito à identidade do aluno.

Fotos: Aline Jasper