Sábado, 24 de agosto de 2019

04/02/2019 - 10h10 / Atualizada 04/02/2019 - 10h16

Professores da UEPG participam de workshop no Reino Unido

Integrantes do Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama) estiveram no Instituto de Pesquisas em Sustentabilidade da Universidade de Leeds

por Assessoria de Imprensa

Professores do Laboratório de Mecanização Agrícola (LAMA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) visitaram o Instituto de Pesquisas em Sustentabilidade da Universidade de Leeds (SRI/UoL/UK) e da Universidade de York-UK, no Reino Unido. Os docentes da UEPG participaram nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2018 de um workshop - o evento é resultado de uma parceria entre as três universidades.

O projeto “Construindo desenvolvimento econômico e bem-estar social em pequenas comunidades agrícolas no Paraná, Brasil, através de desenvolvimento compatível com o clima: O papel dos cultivos para bioenergia” é financiado pelo Newton Fund e pela Fundação Araucária.

A iniciativa visa identificar necessidades e prioridades de pesquisa através da compreensão dos principais desafios (socioeconômico, institucional, agroecológico e climático) enfrentados por sistemas agrícolas familiares e o potencial da região do Paraná para produção de bioenergia.

Da Universidade de Leeds estiveram presentes os professores Lindsey Stringer, Nicola Favreto, Paola Hernandez Montes da Oca de Sakai, Caroline Ward e Stavros Afionis; da Universidade de York o professor Marco Sakai; e da Universidade Estadual de Ponta Grossa o professor Carlos Hugo Rocha e o engenheiro agrônomo Anderson Farias.

Durante os três dias foram discutidos assuntos referentes ao desenvolvimento sustentável para culturas agrícolas alternativas com potencial energético, como por exemplo a batata doce.

Palestra do professor Carlos Hugo Rocha

Durante uma visita a Universidade de York, o professor Carlos Hugo Rocha ministrou uma palestra aos pesquisadores do departamento de Meio Ambiente e Geografia, abordando os projetos de pesquisa e extensão rural que vem sendo desenvolvidos pelo Lama, com intuito de fortalecer a rede pesquisadores envolvidos no projeto.

Os participantes do workshop também visitaram a fazenda escola da Universidade de Leeds, Spen Farm, onde tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer os projetos que têm sido realizados por pesquisadores locais, sendo alguns destes relacionados a criação de suínos, manejo do solo e uso de sensores na agricultura.

Visita a parques nacionais

Também foram realizadas visitas à dois parques nacionais. O Yorkshire Dales National Park está localizado ao norte da Inglaterra no condado de Yorkshire, sendo este composto por vales fluviais, colinas e falésias de calcário carbonífero. Os vales são em forma de U e V, moldados por geleiras na era glacial e possuem como cenário característico pastos separados por muros de pedra seca e pastoreados por ovelhas e gado.

O Peak District, primeiro parque nacional do Reino Unido, uma área de planalto que abrange 1,438 quilômetros quadrados cobrindo parte dos condados de  Derbyshire, Yorkshire, Staffordshire e Cheshirecom, é composto por terrenos áridos e pedregosos, com vegetação xerófila em sua maioria.

A floresta forma cerca de 8% do Parque Nacional. A visita aos parques proporcionou conhecimento das técnicas de conservação utilizadas em tais áreas, trazendo a possibilidade de correlacionar as mesmas com alguns projetos realizados pela equipe do Laboratório de Mecanização Agrícola.