Sábado, 24 de agosto de 2019

30/01/2019 - 20h42 / Atualizada 30/01/2019 - 20h53

Curso de Direito da UEPG recebe selo ‘OAB Recomenda’

Universidade foi premiada em cerimônia realizada em Brasília. Selo avalia cursos de todo o país

por Afonso Ferreira Verner

O Curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu nesta quarta-feira (3) o selo ‘OAB Recomenda’ – a ação premiou 161 cursos de todo o país com o Selo de Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2019, o prêmio teve como tema “Instrumento em Defesa da Educação Jurídica” e a UEPG foi representada pelos professores Vicente Ribas e Guilherme Amaral Alves, respectivamente Chefe do Setor de Ciências Jurídicas e Procurador Jurídico.

Para Vicente Ribas, a premiação é fruto de um esforço coletivo e ilustra o avanço institucional da Universidade. “O selo demonstra a qualidade do curso, fruto da dedicação e dos esforços de toda a comunidade acadêmica, em especial dos alunos, dos professores e dos técnicos administrativos”, conta Ribas.

O prêmio está na sexta edição e homenageou os cursos que alcançaram os requisitos para receber a distinção. O Selo utiliza critérios objetivos na análise das graduações, como os índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado da OAB e dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, o selo representa um importante reconhecimento para o Curso. "[A premiação] comprova a qualidade do curso da UEPG que está entre as melhores do Brasil, formando profisisonais para a cidadania, com bagagem técnica e espírito democrático. O selo é um motivo a mais para nos orgulharmos da história de seis décadas deste curso", destacou Sanches Neto.

Atualmente o Curso de Direito da UEPG é oferecido no Campus Central, de Ponta Grossa, e também no Campus da Universidade em Telêmaco Borba.

Histórico

A primeira edição do programa foi divulgada ainda em janeiro de 2001, quando 52 cursos de Direito integraram a publicação. O segundo ‘OAB Recomenda’ foi lançado em janeiro de 2003, com 60 cursos de Direito. Na terceira edição, no ano de 2007, 87 cursos receberam o referido Selo. Em 2011, com a quarta edição, chegou-se a 89 cursos.

Na 5ª edição, lançada em 2016, 142 cursos foram contemplados. Em 2019, na 6ª edição, são 161 cursos agraciados, o que representa um crescimento de 13% na comparação com a edição anterior.

Outros prêmios e reconhecimento

A UEPG tem figurado em diversos rankings e prêmios, sempre entre as melhores universidades do Brasil e da América Latina. A revista inglesa Time Higher Education (THE) colocou a Universidade entre as melhores do mundo e entre as mais bem colocadas da América Latina.

A mesma publicação, ao comparar o desempenho das universidades jovens (aquelas com menos de 50 anos de criação, posicionou a UEPG entre as 250 melhores universidades jovens do mundo. Além disso, a Universidade Estadual de Ponta Grossa também segue entre as melhores colocadas do ranking da Folha de São Paulo e do levantamento das universidades dos países emergentes.