Sábado, 24 de agosto de 2019

30/01/2019 - 09h07 / Atualizada 30/01/2019 - 15h56

UEPG fará seminário interno de planejamento estratégico

por Assessoria de Imprensa

A equipe administrativa da UEPG e do Hospital Universitário, que tomou posse em setembro de 2018, passou os primeiros meses de gestão analisando as potencialidades e as deficiências da instituição, para mapear os gargalos administrativos e as oportunidades de crescimento. Entre 5 e 7 de fevereiro, a equipe se reúne com o objetivo de fazer o planejamento estratégico para os próximos 4 anos.

Para o reitor, professor Miguel Sanches Neto, será uma ocasião de afinar as ações da universidade, de forma integrada e coletiva, buscando otimizar os recursos financeiros e humanos existentes. A UEPG teve um contingenciamento de 20% do seu orçamento, o que significa a possibilidade de corte de 77,5 milhões de reais dos repasses previstos. Para o reitor, o conhecimento das ações estratégicas fornece subsídios técnicos para se fazer a defesa, perante o governo, do investimento pleno na UEPG.

Desde que assumiu, quando modificou completamente a paisagem administrativa da instituição, a equipe tem trabalhado com um lema: “buscar respostas novas para os velhos problemas”. É com esta filosofia que a equipe foi provocada a planejar suas atividades, para se obter um diagnóstico das condições existentes e uma proposta de intervenção administrativa.

Para o Pró-reitor de Assuntos Administrativos, professor Michel Samaha, o planejamento estratégico dará à UEPG condições de concentrar esforços e recursos nas áreas que impactem mais no desenvolvimento homogêneo da complexa estrutura universitária, que vai da manutenção escolas da educação básica à gestão de uma fazenda escola e de um hospital universitário.

Recursos humanos

Com um quadro de funcionários e de professores que entrou em processo acelerado de aposentadoria, precipitado por incertezas quanto ao futuro da previdência no país, a UEPG hoje precisa repor as vagas geradas por esta onda de aposentações. Para isso, estão sendo feitas conversas técnicas e políticas pela equipe que levou ao governo como prioridade número 1 a convocação de todos os aprovados em concursos públicos e a abertura de novos concursos para reidratar o quadro de servidores, que encolhe na proporção de 50 baixas por ano.

Segundo Marcus Vinícius Fidélis, Pró-reitor de Recursos Humanos, reconstituir o capital humano da UEPG é a principal necessidade nesta área. Para demonstrar a real necessidade destas contratações para o bom funcionamento da instituição, a Pró-reitoria está fazendo uma avaliação de todos os setores, buscando uma distribuição técnica dos escassos quadros existentes, corrigindo vícios de lotações políticas concentradas em áreas que foram ao longo das décadas privilegiadas, para mostrar o esforço gerencial da UEPG. “Sem corrigir distorções internas será muito difícil avançar nas contratações de funcionários e professores efetivos”, conclui, corretamente, o pró-reitor.

Foco no essencial

O seminário de planejamento estratégico, que está sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Planejamento e Pró-reitoria de Assuntos Administrativos, dará ferramentas de gestão a partir de dados levantados pelos diversos órgãos da UEPG, confrontando-os com o Plano de Desenvolvimento Institucional, construído coletivamente em anos passados. O Pró-reitor de Planejamento, professor Ivo Demiate, acredita essencial acabar com o atendimento de demandas urgentes, personalistas, para criar uma cultura planejadora. “Ao completar 50 anos, a UEPG atinge uma maturidade que não permite mais os improvisos. Nosso desafio é fazer agora a melhor UEPG possível, semeando uma UEPG do futuro que seja para todos e não apenas para uns poucos”.

Onde precisam ser feitos investimentos

De imediato, foram levantadas as áreas prioritárias de investimento na instituição, listadas abaixo:

- Reposição dos quadros de professores e servidores.

- Conclusão de diversas obras que se encontravam paradas ou atrasadas, como: Centro de Eventos do Pax, os laboratórios Multiusuários, Museu do Plantio Direto, Prédio Histórico do Museu Campos Gerais, , ala da maternidade da Santa Casa, fábrica de ração da Fazenda Escola.

- Melhoramento do conforto térmico e acústico do campus central.

- Melhoramento do conforto térmico com a troca de telhados da Central de Salas.

- Construção do Ambulatório de Especialidades do HU.

- Reforma dos telhados de diversos prédios, para evitar goteiras e alagamentos frequentes.

- Manutenção de equipamentos e de laboratórios de pesquisa.

- Ampliação dos equipamentos de segurança, como câmeras e postes de iluminação.

- Manutenção predial em geral.

- Criar mecanismos de prevenção a incêndio.

- Ampliação da rede elétrica e logística.

- Troca de computadores na maioria dos setores.

- Recapeamento do asfalto do campus em Uvaranas.

- Reforma do estacionamento do centro.

- Ampliação do estacionamento do HU.

- Reforma do Centro de Convivências para abrigar a Incubadora Tecnológica e o Museu de Ciências.

- Reforma da pista de atletismo.

- Construção de um novo Restaurante Universitário.

- Investimento em veículos e máquinas em diversas áreas.

Dimensões da UEPG

Com dois campi – o de Uvaranas com uma extensão de 1.162.192,26m2, boa parte dele ainda sem edificações, e, de acordo com a reitoria, por isso com mais problemas de violência –, a UEPG quer se abrir para a comunidade, transformando a sua área principal em um Campus Parque. “As ações devem ser planejadas com a finalidade de dar melhores condições de estudo e de trabalho, além de criar um ambiente interativo com a sociedade, para que a instituição cresça junto com a cidade. É com esta filosofia que a equipe fará na primeira semana de fevereiro o seminário de planejamento estratégico”, afirma o reitor, Miguel Sanches Neto.