Medicina UEPG firma parceria para projeto de educação em saúde para crianças

Compartilhe

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza, em setembro, ações extensionistas voltadas à educação em saúde para crianças. O projeto de extensão “Rede de Saúde Integral: Informar, Prevenir e Cuidar para o futuro – Comunidade e Universidade em Ação” irá colocar em prática o projeto piloto “Guardiões Mirins”, fruto de parceria entre o Instituto Mundo Melhor (IMM) e a Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG). A iniciativa foi apresentada ao reitor, professor Miguel Sanches Neto, em reunião no gabinete da Reitoria, em 25 de agosto.

Participaram da agenda o professor do curso de Medicina e presidente da AMPG, Mário Montemór Netto, a presidente do Instituto Mundo Melhor (IMM), Cirlei Pauliki, o coordenador de projetos do instituto, Orion Barbosa, e o gestor de AMPG, Wagner Denck. Durante a reunião, foi apresentada a proposta de parceria entre a UEPG, por meio do curso de Medicina, e as instituições para a elaboração e desenvolvimento do projeto piloto, que visa conscientizar crianças através de atividades sobre saúde, educação e bem-estar.

Como o nome do projeto sugere, o objetivo é transformar crianças em “Guardiões Mirins da Saúde”, protagonistas ativos na disseminação de informações e no incentivo a hábitos saudáveis dentro das famílias e em sala de aula. A primeira ação do projeto inicia em setembro, e inclui visitas à Escola Municipal Professora Kazuko Inoue. Posteriormente, alunos e professores irão até Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros visitados. Durante as atividades, os estudantes de Medicina promovem o diálogo, oficinas e atividades lúdicas criadas pelos próprios acadêmicos sobre saúde com as crianças.

O professor Mario, após apresentar a proposta na reunião, reiterou a importância da atual gestão em busca fortalecer o papel da Universidade como um agente de transformação para a população. “Com base em dados e estudos sobre alguns desafios na área de saúde, nosso projeto se tornou a resposta prática para unir o conhecimento acadêmico da UEPG com a realidade social”, explica. Segundo ele, o projeto não contribui apenas para a saúde da população, mas também reflete o compromisso da instituição em formar profissionais cidadãos. “É um projeto que demonstra como a extensão universitária pode ser uma via de mão dupla, transformando tanto a comunidade quanto a própria academia”, acrescenta.

O reitor Miguel Sanches Neto reforçou a importância da Universidade dentro desta parceria. “Essa parceira do curso de Medicina, da Associação Médica de Ponta Grossa e da UEPG tem uma função massificadora da saúde, pois atuará nas escolas, levando conteúdos de saúde para os estudantes, para que eles possam ser multiplicadores de práticas saudáveis. É a Universidade impactando na vida dos cidadãos.”

Texto: Gabriel Ribeiro | Foto: Gabriel Miguel 


Compartilhe

 

Skip to content