

O fortalecimento da engenharia pública para impulsionar o desenvolvimento sustentável e qualificação profissional é a proposta do Programa Mais Engenharia, que será oficialmente lançado no dia 13 de junho, às 10h, na Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O evento acontece no auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), com a presença de representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e da Itaipu Binacional, além de autoridades locais, profissionais da engenharia e convidados.
Resultado de uma parceria entre o Crea-PR, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR), através da UEPG, e a Itaipu Binacional/Governo Federal, o programa é uma resposta aos desafios enfrentados pelos municípios paranaenses na elaboração de projetos, execução de obras, captação e gestão de recursos públicos. A proposta é unir a força da engenharia à inovação, à sustentabilidade e ao desenvolvimento local.
O Programa Mais Engenharia envolve estudantes de Engenharia Civil, engenheiros civis recém-formados, servidores municipais e instituições parceiras. A missão é oferecer suporte técnico especializado aos municípios, especialmente na elaboração de projetos, fiscalização de obras públicas e busca por financiamentos estaduais e federais. Além disso, o programa investe ainda na formação de profissionais para atuarem na esfera pública.
“Esse projeto terá um impacto muito grande nos municípios de baixo IDH”, enfatiza o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “Colocar jovens engenheiros em situação de formação e trabalho em prefeituras para fazer projetos que modifiquem a situação das nossas cidades é fazer uma atividade de vanguarda, do ponto de vista político e social, e demonstra o compromisso das instituições envolvidas com o Paraná e com a formação de profissionais altamente qualificados”.
Engenheiros civis com até três anos de formados têm acesso a uma bolsa integral para o curso de Especialização em Gestão Pública em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil da UEPG, e passam a atuar diretamente nos projetos e demandas dos municípios participantes. Os profissionais selecionados ainda recebem uma bolsa mensal compatível com a remuneração do mercado, garantindo estabilidade financeira durante o período de atuação, e contam com benefícios como vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, computadores e acesso a softwares compatíveis com a metodologia BIM, além de vivência prática e acompanhamento técnico constante. Participar do programa é abrir portas para uma carreira sólida e transformadora, com impacto social, desenvolvimento técnico e contribuição direta para o avanço das cidades paranaenses. Estudantes de Engenharia Civil também são protagonistas no programa, participando como estagiários em projetos reais, ao lado de engenheiros e gestores públicos, o que proporciona uma formação diferenciada, focada em demandas concretas e na realidade dos municípios.
Para as prefeituras, o Programa Mais Engenharia representa uma oportunidade estratégica para estruturar e ampliar sua capacidade técnica, especialmente em municípios com equipes reduzidas ou sem corpo técnico especializado. Ao integrar engenheiros civis recém-formados e estagiários supervisionados, os gestores municipais passam a contar com apoio qualificado para desenvolver um banco de projetos executivos e básicos, essencial para acessar linhas de financiamento estaduais e federais, como emendas parlamentares, convênios com o Governo do Estado, programas do Governo Federal e recursos de agências de fomento. Com esses projetos prontos, os municípios aumentam significativamente suas chances de captar recursos e viabilizar obras de infraestrutura urbana, saneamento, habitação, mobilidade e outras áreas estratégicas.
“O Mais Engenharia conecta três pilares fundamentais: desenvolvimento local, inovação e formação de profissionais”, destaca o presidente do Crea-PR, Clodomir Luiz Ascari. “É uma oportunidade para que os municípios avancem na melhoria da sua infraestrutura e, ao mesmo tempo, uma grande chance para que jovens engenheiros e estudantes atuem em projetos de impacto, desenvolvendo suas carreiras e contribuindo diretamente para a sociedade”.
Serviço
Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Usina Hidrelétrica de Itaipu – Auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV)
Endereço: Av. Tancredo Neves, 6731 – Jardim Itaipu – Foz do Iguaçu (PR)
Realização: Crea-PR | Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) | Itaipu Binacional | Governo Federal
Texto: CREA-PR, adaptado por Aline Jasper | Foto de capa: Aline Jasper | Arte/fotos internas: Fabio Ansolin