

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou da 28ª edição dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar), com uma delegação de 29 servidores e conquistou 7 medalhas no total. A competição aconteceu em Foz do Iguaçu, entre 21 e 26 de outubro, e foi organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A instituição participou nas modalidades futebol society, futsal, bolão, boliche, sinuca, natação, atletismo, corrida rústica, dominó, truco e canastra.
As quatro medalhas de ouro foram conquistadas no xadrez e na natação (categoria acima de 49 anos), nas provas de 25m costas, 50m costas e 25m peito. As três medalhas de prata foram na sinuca, revezamento 4x100m e natação (categoria acima de 49 anos) nos 50m peito.


A outra medalha de ouro veio com o professor Carlos Eduardo Francisco Soares, do Departamento de Matemática. “Sempre gostei de xadrez. Sempre que podia eu participava dos torneios nos colégios, ia treinando e ultimamente estava treinando online”, explica o professor. Foi a primeira participação dele no Josuepar, que avalia como uma boa oportunidade. “Foi interessante. Superou minhas expectativas. Foi bem legal mesmo”, conclui.

Se para o professor Carlos Eduardo o Josuepar é novidade, para o Maurílio Caetano, servidor do Colégio Agrícola, a experiência já é bem conhecida. Essa foi a 13º participação do servidor nos jogos e ele competiu no futebol suíço e no atletismo. No revezamento 4x100m, ele e a equipe ganharam a medalha de prata. “Participei nos 400 metros também, mas ficou um pouco mais difícil”, conta Maurílio.
Para a Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), a participação da UEPG no Josuepar foi um êxito. “Se considerar que a gente ganhou sete medalhas numa delegação de 29 pessoas, eu acredito que foram bons resultados. Dá para fazer uma avaliação positiva pensando que a nossa delegação é bem pequena em comparação às demais universidades”, explica a administradora da CDR, Natasha Lise. “Deu para perceber que houve uma integração muito forte entre os atletas que foram, entre os servidores que viajaram até Foz do Iguaçu. Ainda, de quebra, conseguimos um resultado esportivo”, avalia a professora Natasha.
Texto e fotos: André Packer
