Fauepg sedia Núcleo de Cultura do Ministério da Cultura

Compartilhe

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fauepg) recebe, na próxima quarta-feira (07), o título de Núcleo de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC). O evento acontece na sede histórica da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, com reconhecimento da Fundação como ponto de cultura e agente cultural de grande relevância para Ponta Grossa. O Núcleo de Cultura Fauepg atuará, com apoio da Proex, na promoção de atividades que valorizem a cultura na cidade e região.

A conquista se deu por meio de processo seletivo da Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura. Além da inauguração do Núcleo, a cerimônia será marcada pela entrega do prêmio Pontos de Cultura, do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, à Fauepg. Com o novo título, a Fundação passa a integrar um grupo de mais de sete mil instituições reconhecidas como pontos de cultura em todo o Brasil, e se tornará a décima do Paraná. A importância da Fauepg para o desenvolvimento da cultura ponta-grossense se traduz em ações realizadas junto à Proex, como a promoção de cursos artísticos para a comunidade, apresentações culturais e exposições, além de promover os principais eventos culturais de Ponta Grossa – o Festival Nacional de Teatro (Fenata) e o Festival Universitário da Canção (FUC).

Para a Fauepg, o título de Núcleo de Cultura simboliza um mérito pelos longos anos de apoio para a arte em uma cidade culturalmente efervescente, como destaca o presidente, Sinvaldo Baglie. “Este reconhecimento também nos impulsiona para inovar na busca por mais atividades culturais, gerando mais cultura, troca de saberes, empregos e opções de lazer à nossa gente. Estamos prontos para o futuro”. O diretor de Assuntos Culturais da UEPG, professor Nelson Silva Júnior, explica que a Universidade passa a se tornar um ponto de referência para a produção e difusão de arte nacionalmente reconhecido. “Este reconhecimento abre novas portas para novas relações para a cultura e a arte na cidade, que serão ampliadas”.

Exposição Amálgama

A cerimônia de lançamento do Núcleo de Cultura Fauepg será marcada pela abertura da nova exposição da Galeria da Proex: Amálgama: crônicas fotográficas, do fotojornalista Henry Milleo. A mostra apresenta ao evento a experiência de décadas de trabalho reunidos em projetos desenvolvidos por Milleo, entre 2012 e 2014, onde o fotógrafo representou a cultura do Paraná em suas diversas formas – pescadores de carangueijo do litoral, os tocadores de sino da Catedral de Curitiba, músicos de fandango caiçara, uma trupe de circo e os frequentadores do evento Sexta às Seis, em Ponta Grossa, tornam-se personagens pelo olhar apurado de Milleo.

“Essas fotografias oferecem narrativas sobre os saberes, as memórias, as celebrações e os fazeres culturais em parte do Paraná, promovendo ações formativas integradas à cultura cidadã”, destaca Patrícia Camera, curadora da mostra. Com duas décadas de trabalho como repórter fotográfico, Milleo é vencedor dos prêmios  New Holland de Fotojornalismo, Sebrae de Jornalismo e, por duas vezes, do POY Latam (Pictures of the Year). Suas fotos estamparam alguns dos principais jornais do mundo, como The Wall Street Journal, The New York Times, The Guardian, Le Monde e El País.

Além da exposição, o artista irá realizar o curso Crônicas Fotográficas: contando histórias com imagens, uma série de oficinas com o objetivo de despertar a capacidade de criar narrativas visuais envolventes, através de técnicas de storytelling aplicadas à fotografia. As oficinas são gratuitas e acontecem no auditório da Proex-UEPG, nos dias 16, 23 e 30 de maio, das 18h30 às 19h30.

Texto: Gabriel Miguel | Foto: Aline Jasper | Arte: Larissa Godoy

 


Compartilhe

 

Skip to content