

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fauepg) recebe, na próxima quarta-feira (07), o título de Núcleo de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC). O evento acontece na sede histórica da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, com reconhecimento da Fundação como ponto de cultura e agente cultural de grande relevância para Ponta Grossa. O Núcleo de Cultura Fauepg atuará, com apoio da Proex, na promoção de atividades que valorizem a cultura na cidade e região.
A conquista se deu por meio de processo seletivo da Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura. Além da inauguração do Núcleo, a cerimônia será marcada pela entrega do prêmio Pontos de Cultura, do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, à Fauepg. Com o novo título, a Fundação passa a integrar um grupo de mais de sete mil instituições reconhecidas como pontos de cultura em todo o Brasil, e se tornará a décima do Paraná. A importância da Fauepg para o desenvolvimento da cultura ponta-grossense se traduz em ações realizadas junto à Proex, como a promoção de cursos artísticos para a comunidade, apresentações culturais e exposições, além de promover os principais eventos culturais de Ponta Grossa – o Festival Nacional de Teatro (Fenata) e o Festival Universitário da Canção (FUC).
Para a Fauepg, o título de Núcleo de Cultura simboliza um mérito pelos longos anos de apoio para a arte em uma cidade culturalmente efervescente, como destaca o presidente, Sinvaldo Baglie. “Este reconhecimento também nos impulsiona para inovar na busca por mais atividades culturais, gerando mais cultura, troca de saberes, empregos e opções de lazer à nossa gente. Estamos prontos para o futuro”. O diretor de Assuntos Culturais da UEPG, professor Nelson Silva Júnior, explica que a Universidade passa a se tornar um ponto de referência para a produção e difusão de arte nacionalmente reconhecido. “Este reconhecimento abre novas portas para novas relações para a cultura e a arte na cidade, que serão ampliadas”.
Exposição Amálgama
A cerimônia de lançamento do Núcleo de Cultura Fauepg será marcada pela abertura da nova exposição da Galeria da Proex: Amálgama: crônicas fotográficas, do fotojornalista Henry Milleo. A mostra apresenta ao evento a experiência de décadas de trabalho reunidos em projetos desenvolvidos por Milleo, entre 2012 e 2014, onde o fotógrafo representou a cultura do Paraná em suas diversas formas – pescadores de carangueijo do litoral, os tocadores de sino da Catedral de Curitiba, músicos de fandango caiçara, uma trupe de circo e os frequentadores do evento Sexta às Seis, em Ponta Grossa, tornam-se personagens pelo olhar apurado de Milleo.
Além da exposição, o artista irá realizar o curso Crônicas Fotográficas: contando histórias com imagens, uma série de oficinas com o objetivo de despertar a capacidade de criar narrativas visuais envolventes, através de técnicas de storytelling aplicadas à fotografia. As oficinas são gratuitas e acontecem no auditório da Proex-UEPG, nos dias 16, 23 e 30 de maio, das 18h30 às 19h30.
Texto: Gabriel Miguel | Foto: Aline Jasper | Arte: Larissa Godoy