

O programa Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), celebrou a formatura da turma 33 na última semana. No dia 18, às 20h, aconteceu a Missa em Ação de Graças na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A formatura aconteceu no última dia 19, às 19h30, no Grande Auditório do Campus Centro, com a entrega dos certificados de conclusão do curso para os 35 alunos formados pela Uati.
O presidente da Fundação de Apoio a UEPG (Fauepg), Sinvaldo Baglie, representou o reitor Miguel Sanches Neto na cerimônia. “A UEPG é um espaço acolhedor para todas as idades e gerações. Em qualquer das etapas de aprendizado há beleza, porque somos assim seres humanos sempre prontos para o conhecimento. Esse processo do aprender, que é encantador na educação infantil; desafiador no ensino médio e na graduação; torna-se ainda mais encantador na Uati, porque nessa etapa, muito provavelmente, quem está no papel de ensinar acaba por ser aquele que mais aprende”, defende Sinvaldo.
O Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade foi o primeiro programa de atenção ao idoso em uma universidade do Paraná. Criado por quatro professores na década de 90, o curso tem abordagem multidisciplinar, uma carga mínima de 240 horas e a obrigatoriedade de disciplinas teóricas e de estágio de Inserção Comunitária, além de matérias práticas optativas. Quatro eixos norteiam as disciplinas e projetos do curso, desde a última reformulação, ocorrida em 2012: educação, cultura e arte; saúde, nutrição e qualidade de vida; educação física, esporte e lazer; direito, empoderamento e cidadania.
Após a conclusão na Uati é possível, desde 1994, que o aluno continue a participar pelo programa Universidade Continuada para a Terceira Idade (UCTI). Essa modalidade não possui duração máxima e o aluno pode escolher as disciplinas que o interessem. O único critério para ingresso é ter concluído o curso da Uati.
Texto: André Packer | Fotos: Heloise da Cruz Silva e Tamiris Podolan Tabella