Residentes médicos, uni e multiprofissionais pelo HU-UEPG em 2026 celebram formatura

Compartilhe

Ensino de excelência levado à risca no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). Na última quarta-feira (11), 75 profissionais participaram da formatura da 12ª turma de Residência Médica e 11ª de Residências Uni e Multiprofissionais. A cerimônia foi realizada no auditório do Campus Centro e contou com a presença de diversos familiares que lotaram o espaço.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, abriu a cerimônia. Para ele, é para isso que a Universidade e o Hospital existem: formar. “Estes novos especialistas que devolvemos à sociedade com um novo título vão dinamizar a área da saúde em nossa região. E representam um compromisso da UEPG com a qualidade de emprego e com a qualidade de vida da população”, destaca.

“A Direção dos HU-UEPG ressalta a importância do crescimento da atenção especializada em saúde, assumida pela UEPG nos últimos anos, como uma ferramenta que vem engrandecendo a formação profissional, por meio da atuação dos resistentes em saúde. Uma das missões dos Hospitais Universitários é a formação em serviço e parabenizo todo o trabalho realizado pelas equipes da Diretoria Acadêmica (DAC), Coreme e Coremu e deseja sucesso na vida profissional dos novos especialistas que carregam a chancela dos HU-UEPG”, destaca a diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani.

Para o responsável pela DAC dos HU-UEPG, professor Leandro Martinez Vargas, os programas de residência médica e uni e multiprofissionais em saúde cumprem um papel estratégico na formação de especialistas comprometidos com a qualidade do cuidado e com as necessidades do sistema de saúde. Ele explica que a DAC atua como estrutura de sustentação desses programas, oferecendo suporte técnico, administrativo e organizacional. “Para o próximo ano, trabalhamos com a perspectiva de ampliar o número de vagas em áreas consideradas estratégicas, como intensivismo e anestesiologia, além de expandir a formação multiprofissional com a inclusão de novas áreas, como Nutrição e Psicologia”, afirma.

As residências são pós-graduações na modalidade de ensino-serviço, com regime de horário integral e dedicação exclusiva (60 horas semanais), com bolsa no valor de R$ 4.106,09. O HU-UEPG recebe residentes de todo o país nas modalidades de Residência Médica, Uni e Multiprofissional. As Residências Médicas disponíveis são: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Endoscopia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Já as Residências Uniprofissionais são: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Enfermagem Obstétrica e Epidemiologia e Controle de Infecções. As Residências Multiprofissionais são: Intensivismo, Neonatologia, Reabilitação, Saúde do Idoso, Saúde Mental e Urgência e Emergência.

De longe ou de perto, a formação sempre te leva pelos melhores caminhos

De Fernandópolis, interior de São Paulo, para o HU-UEPG. Com o sonho de ser obstetra, Mayla Dinardi concluiu a sua residência em Ponta Grossa. Formada na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, ela encontrou o Programa de residência pela internet e decidiu vir para cá. “Meu namorado e a família dele já moravam aqui há um tempo. Consegui passar e fiquei os dois anos aqui e pretendo continuar na cidade”, conta. Para ela, a estrutura e a formação nos HU-UEPG foi sensacional. “O Hospital aqui tem uma ótima estrutura e muitas oportunidades”, completa.

Caroline Amanda da Silva foi surpreendida durante a residência em Enfermagem Obstétrica. Formada pela UEPG, a gravidez foi uma surpresa e não a impediu de realizar esse sonho. “Foi uma surpresa, mas foi ótimo estar ali com todo mundo. Fui muito mimada durante a residência”. Com 39 semanas de gestação ela pôde subir no palco para pegar o tão sonhado diploma. “Aprendi muito e acho que foi um aprendizado ainda maior estar gestante e atender as gestantes. A gente se coloca muito mais no lugar e elas também são mais abertas para conversar comigo, para falar das experiências. A formação em si foi perfeita, as enfermeiras e os médicos sempre deram muito apoio e deixavam a gente muito à vontade para a gente aprender tudo”, afirma.

“Fiquei muito feliz em participar”, destaca o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), o médico Gabriel de Souza Rangel, que se formou em medicina pela UEPG e fez a residência em Ortopedia e Traumatologia no HU-UEPG. “Já stive do outro lado e fico muito feliz de saber o quantitativo de profissionais que nós estamos formando. E eu sou testemunha da qualidade e da competência dessa turma”, garante. Para ele, é muito gratificante saber que além de formar HU-UEPG tem potencial de crescimento para acolher esses profissionais. “Saber que nossa equipe e o Hospital estão crescendo para além de volume e tamanho, mas vamos conseguir aumentar a qualidade dos atendimentos e também a complexibilidade dos procedimentos”.

 

O coordenador da Comissão de Residências Uni e Multiprofissionais (Coremu), professor Gilson Cesar Nobre Franco, destaca a gratidão e honra em poder participar de momentos como esse. “Como falado pelo professor Miguel, nosso reitor, pela professora Fabiana, diretora do HU, a gente consegue transformar pessoas e entregar profissionais responsáveis, ético e, acima de tudo, que pensam no ser humano como um todo, no qual a saúde, o respeito e a dignidade estão acima de qualquer outro valor”, finaliza.

Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Aline Jasper e Tierri Angeluci

Galeria dos Formandos


Compartilhe

 

Skip to content