

Há mais de quatro décadas, a Farmácia Escola Profº Horácio Droppa, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), une ensino, pesquisa e extensão na formação de futuros farmacêuticos. Localizada no campus Uvaranas, a Farmácia Escola é espaço de estágio dos acadêmicos do curso de Farmácia e de atendimento farmacêutico gratuito à comunidade acadêmica e externa.


Desde 2019, a Farmácia Escola faz parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), por meio de uma parceria firmada entre a Universidade e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa–PR). Esta parceria permite que a Farmácia dispense medicamentos, que antes eram disponibilizados apenas pela 3ª Regional de Saúde. “Com essa parceria, pacientes que retiram gratuitamente seus medicamentos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podem optar por realizar o procedimento diretamente na Farmácia Escola”, enfatiza a coordenadora. “Atualmente, o Ceaf disponibiliza 173 medicamentos para o tratamento de 105 doenças previstas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde”, completa. Entre elas estão doenças autoimunes, doenças inflamatórias intestinais e situações de alta complexidade, como transplantes.
Na Farmácia Escola, os pacientes recebem orientações sobre

Além da dispensação de medicamentos, o espaço oferece serviços farmacêuticos gratuitos à comunidade. Entre eles estão o acompanhamento farmacoterapêutico, que monitora o uso dos medicamentos para garantir eficácia e segurança; a revisão da farmacoterapia, que avalia todos os medicamentos utilizados pelo paciente e possíveis interações; e a gestão da condição de saúde, voltada ao controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. “Como partes desses serviços, alguns procedimentos farmacêuticos também são realizados, como administração de medicamentos injetáveis e verificação da pressão arterial”, complementa a professora Gerusa.
A partir de 2025, a Farmácia Escola passou a funcionar também durante os períodos de recesso e férias acadêmicas, garantindo a continuidade do atendimento com o apoio de acadêmicos do projeto de extensão Educação em Saúde. O espaço também integra o projeto Educando e Tratando o Tabagismo, que oferece medicamentos e suporte às pessoas que desejam abandonar o hábito de fumar.
Texto: Mariana Real | Fotos: Tierri Angeluci










