UEPG promove evento sobre integridade, compliance e ouvidoria para a comunidade acadêmica

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, em 11 de setembro, o evento “A integração do Núcleo de Integridade e Compliance Setorial (Nics) na UEPG”, destinado a acadêmicos, professores e agentes universitários interessados em conhecer as práticas de transparência, controle interno, compliance e ouvidoria na instituição. A atividade será realizada das 18h30 às 21h30, no Grande Auditório do Campus Centro, com certificado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).

Na programação, estão previstas apresentações de Rosaly Machado (Ouvidoria), Cristiane Galvão Fidelis (Controle Interno e Compliance), Graziela de Fátima Rocha (Transparência) e Rauli Gross Júnior (Sigilo no trato das informações). O evento tem como objetivo apresentar o Nics, destacando o papel estratégico na promoção da integridade, no cumprimento de normas e da ética institucional. Além disso, proporciona um espaço para que a comunidade universitária compreenda de forma prática e objetiva as funções e atribuições de setores fundamentais da UEPG.

Para a organizadora Cristiane Galvão Fidelis, a atividade é uma oportunidade de reforçar valores institucionais. “[Queremos] promover uma cultura de ética e responsabilidade, reforçar a reputação da instituição, minimizar riscos legais e financeiros, e preparar os estudantes para o mercado profissional através da formação de líderes éticos em conformidade com as leis e normas do setor educacional”, destaca.

Ela também avalia que o Nics cumpre de forma satisfatória a função de garantir a conformidade institucional. Segundo Cristiane, a atuação do Núcleo é refletida em um ambiente operacional mais seguro, na prevenção de sanções e multas, na melhoria da imagem da universidade e na promoção de uma cultura organizacional ética e transparente. “Buscamos garantir de maneira satisfatória a conformidade em relação às normas e leis. O Nics se alinha às práticas da organização com seus valores e sua missão”, reforça.

Já a ouvidora e organizadora Rosaly Machado enfatiza que o evento será um espaço importante de troca com a comunidade acadêmica. Ela explica que os atendimentos mais comuns no Núcleo incluem o funcionamento do canal de denúncias, a orientação sobre o Código de Ética e o suporte em situações de suspeita de irregularidades. “O Nics também auxilia na estruturação de processos e controles internos, além de atuar como um canal de comunicação para que colaboradores e cidadãos possam denunciar práticas inadequadas, corrupção, suborno ou outras irregularidades”, aponta.

Para Rosaly, a participação de agentes universitários, professores e acadêmicos é essencial, pois possibilita uma compreensão mais ampla sobre o papel do Núcleo. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário no Google Forms, voltado prioritariamente a estudantes de Contabilidade e a interessados das áreas de Direito e Administração. Além disso, os interessados também poderão se inscrever no dia do evento. O certificado de participação será de quatro horas.

Texto: Mariana Real e Helton Costa | Foto: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content