Evento reforça práticas de transparência, compliance e ouvidoria na UEPG

Compartilhe

O Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na última quinta-feira (11), uma apresentação sobre o Núcleo de Integridade e Compliance Setorial (NICS). O evento começou às 19h e apresentou as práticas de transparência, controle interno, compliance e ouvidoria na instituição. Professores, servidores e acadêmicos participaram da apresentação e puderam entender o papel estratégico do Núcleo na promoção da integridade, no cumprimento de normas e da ética institucional.

O NICS representa uma nova configuração para as áreas de controle interno, ouvidoria, transparência e compliance, com a proposta de unificar as atividades de fiscalização e escuta ao aluno e servidor. Além disso, a área atua como um ponto de comunicação entre UEPG e órgãos de fiscalização externa, como Controladoria Geral do Estado e Tribunal de Contas. O cumprimento das regras de transparência pública, como a manutenção do Portal da Transparência em conformidade com a legislação, também é parte do trabalho deste grupo.

“Montamos o evento para que os alunos, professores e a sociedade vejam que a Administração da UEPG tem um departamento com portas abertas para acolher, ouvir, receber sugestões, acompanhar o andamento de uma denúncia solicitação, elogio, ou até reclamação”, explica a responsável pela área de Compliance, Rosaly Machado.

“Cursos como Contabilidade, Administração, Economia e Direito são as áreas mais afins para esse tema, mas é importante que todos conheçam um pouquinho de como é a gestão e a fiscalização. São todos trabalhos que acontecem e tem um papel de fiscalização e escuta ao aluno”, conta a coordenadora de Controle Interno da UEPG, Cristiane Galvão Fidelis.

Além de Cristiane e Rosaly, o evento contou também com a fala da Agente de Transparência, Graziela de Fátima Rocha, do professor do Departamento de Direito e chefe de gabinete da Reitoria, Rauli Gross Junior, da diretora dos Hospitais Universitários (HUs), Fabiana Mansani, e da responsável pela Ouvidoria dos HUs, Ticiane Oliveira Vilela Ferraz Perez. O vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, também esteve presente no evento.

Para conhecer o fluxo para tratamento de manifestações e pedidos de informações, clique aqui. Para mais informações sobre o NICS, acesse o site.

Texto e fotos: André Packer


Compartilhe

 

Skip to content