

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Propesp-UEPG) divulgou o ensalamento, programação e tema da palestra de abertura do 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e do 11º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic-Jr). O evento acontece de 04 a 06 de novembro, com apresentação de trabalhos e a realização da 1ª Conferência de Pesquisa e Pós-Graduação e os Workshops do Complexo de Laboratórios Multiusuário (C-Labmu) e da Pós-Graduação.


Segundo o pró-reitor da Propesp, professor Renê Hellman, “a proposta da palestra de abertura é motivar nossos pesquisadores a pensarem sobre a sustentabilidade das práticas científicas. E o professor Cláudio Tarouco de Azevedo fará isso a partir de uma visão da arte, da ciência e da ecologias. O tema é provocativo, justamente por ser atual e pela abordagem incomum”, ressalta.
A professora Josie Parrilha da Silva faz parte do comitê Pibic e indicou o nome do professor Cláudio para a palestra. “Cláudio tem uma formação e trajetória profundamente interdisciplinar, com atuação intensa no ensino, na pesquisa e na extensão universitária”, explica. As linhas de pesquisa do palestrante envolvem Arte e Educação Ambiental, Linguagens Poéticas e Processos de Criação em Artes Visuais, e Educação Ambiental não formal. “A palestra convida estudantes, docentes e pesquisadores a pensarem a produção científica como um campo fértil para a criatividade, o engajamento e a inovação, destacando o papel da tecnologia e da arte na construção de modos de vida mais sustentáveis”, complementa.
As dinâmicas de apresentação serão diferenciadas neste ano: uma sessão única de painéis, com todos os estudantes do Pibic-Jr, seguida das apresentações orais dos graduandos e atividades que envolvem os pós-graduandos; o objetivo é fortalecer a ponte entre os diferentes níveis de formação. O ensalamento prévio está disponível aqui. “Neste ano, teremos um momento especial: uma única sessão de painéis com os estudantes do Pibic-Jr. Todos estarão reunidos no espaço de convivência do Museu de Ciências Naturais (MCN)”, informa a diretora de pesquisa, Bárbara Fiorin. “Também receberemos alunos de escolas de Ponta Grossa, que virão conhecer os projetos e o nosso Programa Institucional de Iniciação Científica voltado ao ensino médio. Será uma ótima oportunidade para despertar o interesse pela pesquisa entre os jovens”, enfatiza. 

O 34º Eaic e o 11º Eaic-Jr encerram com o tradicional Prêmio Destaque em Iniciação Científica da UEPG, que concorrem nas áreas de conhecimento do CNPq – Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística, Letras e Artes. Neste ano, como novidade, o Comitê Local do Pibic avaliou todos os resumos submetidos e indicou seis trabalhos de cada área para concorrer ao Prêmio.
Em 04 de novembro, as Centrais Multiusuárias oferecem dez minicursos, com 132 vagas para discentes da graduação e pós-graduação, colaboradores e demais membros da comunidade universitária. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste site. De 03 a 06 de novembro, os Programas de Pós-Graduação (PPG) da UEPG, além da participação na Feira, ainda promovem workshops para pesquisadores. As atividades acontecem em vários laboratórios da Universidade, e somam 365 vagas, divididas entre 12 workshops. Os locais, horários e link de inscrição estão todos no site do Siseve, aba Eaic (aqui).
Texto e foto: Jéssica Natal
