UEPG sedia 5º Encontro Paranaense de Agricultura Sustentável

Compartilhe

Com ampla adesão e palestrantes renomados na área, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), em conjunto com os Sistemas Confea/Crea e Faep, promoveram, nos dias 25 e 26 de agosto, o 5º Encontro Paranaense de Agricultura Sustentável. O primeiro dia foi marcado por palestras sobre efeito estufa, agricultura regenerativa, manejo e bioinsumos, realizadas no Centro Integrar, Campus Uvaranas. Já o segundo dia, mesmo com uma forte chuva, contou com um dia de campo na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon), com uma boa participação do público.

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, participou da abertura do dia de campo do evento. Ele destaca a importante contribuição do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Prosolo, em conjunto com o Departamento de Ciências do Solo e Engenharia Agrícola (Desolo), que desenvolve um trabalho em conjunto com outras Universidades Estaduais do Paraná, sobre erosão do solo e o uso da água. “Nós já passamos por 5 anos de desenvolvimento desse projeto, ele deve ter mais uma etapa agora de mais 5 anos e vai gerar muitos dados a respeito de como a agricultura tem sido conduzida, em relação aos cuidados com a conservação do solo e da água”, explica.

O responsável pelo evento por parte da UEPG foi o professor Adriel Ferreira da Fonseca, que também coordena o Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-Labmu). Segundo ele, o evento destacou o papel da Agronomia da UEPG na produção e divulgação de conhecimentos técnicos e científicos de alto nível. “Congregamos, em um único evento, a participação efetiva de profissionais das Ciências Agrárias, predominantemente da Engenharia Agronômica, empresários e produtores rurais, entidades de classes e discentes (graduação e pós-graduação)”, destaca.

Ele disse ainda que isso mostra o papel da UEPG na articulação para a realização de atividades de alta relevância na região dos Campos Gerais, possibilitando a geração de riqueza, divulgação de conhecimentos e formação de profissionais em níveis elevados.

“Nosso objetivo seria ter, pelo menos, 150 participantes. Tivemos 208 inscritos. No dia 25 de agosto de 2025, cerca de 140 pessoas estavam presentes no Centro Integrar, participando ativamente das palestras e debates”, adiciona o professor. O público restante acompanhou a transmissão online por meio do canal da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná no Youtube. “No Dia de Campo realizado na Fazenda Escola Capão da Onça, em 26 de agosto, tivemos aproximadamente 100 participantes. Considerando a forte chuva, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas dos organizadores e patrocinadores”, finaliza.

Com a parceria da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o 5º Encontro Paranaense de Agricultura Sustentável reuniu técnicos, produtores e alunos para visualizarem e discutirem manejo com o plantio direto e práticas de conservação do solo. Lucian Souza, analista técnico do Sistema Faep acompanhou o evento. “A UEPG é uma grande parceira do Sistema Faep, principalmente com o Napi Prosolo. Os pesquisadores e professores aqui sempre participam de reuniões conosco. A UEPG é referência e vemos pelo Campus, pela Fazenda Escola. É difícil encontrar uma estrutura como essa, além do pessoal engajado”, afirma.

Voltada para alunos e também para produtores rurais, o Dia de Campo, mesmo com chuva, reuniu um bom público que pode passar por cinco estações espalhadas pela Fescon e acompanhar discussões pertinentes sobre solos, água e uma agricultura realmente sustentável. “Temos um grande ativo, que é o solo. Outro grande ativo é o conhecimento. Então, aliando isso com a juventude, que vem à frente e que vão nos substituir, é a certeza de um futuro melhor para a agricultura”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Neto, que também participou do evento e confirmou a importância da atuação da UEPG, que vive diretamente com a pesquisa e com o conhecimento e pode contribuir muito com a atividade rural na região dos Campos Gerais.

Texto e fotos: Tierri Angeluci


Compartilhe

 

Skip to content