Editora UEPG abre editais para publicação de obras acadêmicas e indicação de traduções

Compartilhe

A Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está com dois editais abertos para recebimento de propostas de publicação de obras acadêmicas e indicação de livros estrangeiros para serem traduzidos. As propostas devem ser submetidas até o dia 30 de novembro de 2026, por meio de envio para o endereço de e-mail “submissoes.editora@uepg.br”, de acordo com os requisitos estabelecidos nos editais. Disponíveis no site da Editora, na aba “Como publicar”, os editais estabelecem os critérios e procedimentos para submissão e avaliação das propostas. Nesta página, também é possível conferir em detalhes a política editorial da Editora UEPG, voltada à publicação de obras acadêmicas que reflitam a experiência universitária em docência, pesquisa e extensão.

Chamada para publicação

A Editora UEPG convida a comunidade, interna e externa, à encaminhar propostas de obras para avaliação, considerando sua missão de publicar obras acadêmicas de qualidade e seu compromisso com a divulgação do conhecimento acadêmico e da ciência nacional. A chamada contempla três eixos temáticos: para formar a Coleção ODSs, busca-se propostas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU; a Coleção Reexistências será integrada por obras escritas por pesquisadores negros e negras; e destinadas ao catálogo geral da Editora estão obras acadêmicas de diversas áreas do conhecimento, desde que em conformidade com a política editorial.

Não há custo editorial para os autores proponentes. A titulação mínima exigida é a de mestre. A Editora UEPG não publica textos literários, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações, teses ou anais de eventos, apenas livros. Trabalhos originados desses formatos somente serão aceitos para avaliação caso tenham passado por um amplo processo de readequação ao formato livro, com ajustes de linguagem, estrutura e apresentação. Obras que não atendam a essas exigências terão a sua publicação inviabilizada. A Editora pode publicar coletâneas, desde que explicitem minuciosamente qual será o eixo articulador do conjunto de textos, devendo apresentar um tema claro e todos os textos serem coerentes com esse tema.

O envio da obra deverá estar acompanhada da ficha de proposta de publicação, incluindo a indicação do uso de de inteligência artificial generativa por meio do preenchimento do protocolo de identificação do grau de intervenção com IA em anexo. Os originais recebidos passarão por sistemas de antiplágio e serão submetidos à avaliação por pares (avaliadores externos especialistas na área de atuação da obra e o Conselho Editorial da Editora UEPG), que deliberarão sobre a publicação ou não da obra. Os livros aceitos poderão ser publicados nos formatos impresso e/ou digital, a critério da Editora. Após o aceite, os autores receberão maiores orientações sobre os processos editoriais.

Indicações para traduções

A Editora convida a comunidade acadêmica da UEPG a indicar livros estrangeiros relevantes para a ciência brasileira, ainda não traduzidos para o português. O proponente deverá apresentar uma carta justificando a contribuição da tradução para o desenvolvimento de determinada área do conhecimento no contexto acadêmico brasileiro, com dados dos autores, editores ou detentores dos direitos autorais; também deverá apresentar ao menos um orçamento de tradutor e revisor técnico qualificados, certificando-se de que a obra não foi traduzida ou de que os direitos de publicação no Brasil não foram adquiridos por outra editora. Não será oferecida remuneração pelo serviço de indicação ou consultoria do proponente.  As propostas são analisadas pelo Conselho Editorial da Editora UEPG, que avalia a relevância da obra, o alinhamento com a política editorial e a viabilidade de custos relacionados aos direitos autorais, tradução e publicação.

Mais informações e os editais completos podem ser consultados no site da Editora UEPG.

Texto: João Pizani | Foto: Fabio Ansolin


Compartilhe

 

Skip to content