Programas de Pós-Graduação em Educação e História realizam colóquio sobre cultura, política e memória

Compartilhe

Os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em História (PPGH) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram o 2º Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa História e Intelectuais (GPHI): Cultura, Política e Memória/CNPq. O evento aconteceu nos dias 27, 28 e 31 de outubro, no formato on-line, sob o tema ‘Os intelectuais e as questões de “raça”, política e cultura no Brasil e em Portugal’.

O evento contou com palestra de Patrícia Ferraz de Matos, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e de Vanderlei Sebastião de Souza, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A coordenadora do Grupo e da atividade, professora Maria Juliete Weber, conta que ainda houve uma mesa-redonda com participantes do GPHI.

O professor Vanderlei de Souza tratou das discussões sobre eugenia e racismo na modernidade. “Procurei fazer um balanço sobre como a eugenia emergiu na modernidade a partir da produção de discursos e práticas que legitimaram o racismo e as desigualdades raciais no Brasil e no mundo”, conta o palestrante. Para ele, este é um tema fundamental no mundo contemporâneo, “uma vez que permite pensar os usos públicos e políticos do passado. O papel de eventos como o Colóquio é contribuir para pensar a complexidade dos debates sobre História, memória e política, contribuindo tanto para a pesquisa e o ensino de história quanto para as discussões públicas”, completa. 

As conferências estão disponíveis no canal do YouTube do PPGH.
Texto: Jéssica Natal | Foto de capa: Larissa Godoy | Fotos internas: Divulgação

Compartilhe

 

Skip to content