

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa foi anunciado nesta terça-feira (04) como o mais novo membro do Conselho Editorial do Senado Federal (Cedit). O convite ao professor Miguel Sanches Neto partiu do presidente do colegiado, Senador Randolfe Rodrigues, por indicação do deputado federal Aliel Machado.
O novo conselheiro afirma que deve contribuir, com um olhar paranaense, para a definição do catálogo de obras importantes da cultura brasileira. “Queria agradecer o convite do senador Randolfe Rodrigues e todo o apoio do deputado Aliel Machado”, exaltou. Já o presidente do Cedit, senador Randolfe Rodrigues, afirmou ser uma honra convidar o reitor da UEPG para conselheiro.
A sugestão do nome de Miguel Sanches Neto para o Conselho “demonstra a importância da sua obra, que ultrapassa os limites de Ponta Grossa e do Paraná para ganhar uma dimensão nacional, à altura do seu trabalho literário. Para nós, é um grande orgulho”, exalta o parlamentar.
Sobre o Conselho
O Cedit publica obras da cultura brasileira de caráter econômico, social, político e histórico. Dentro dessa filosofia, o Conselho Editorial do Senado Federal busca preencher a lacuna na bibliografia nacional fundamental: ora editando obras inéditas, ora republicando outras há anos fora do catálogo das editoras, sem acesso fácil ao público. Criado pela Mesa Diretora em 31 de janeiro de 1997, O Conselho Editorial (Cedit) é o órgão normativo responsável pela formulação e pela implementação da política editorial do Senado Federal. O órgão passou por uma reestruturação com a finalidade de envolver a sociedade civil e democratizar os espaços institucionais do Senado.
Sobre o Conselheiro
Miguel Sanches Neto nasceu em 1965 em Bela Vista do Paraíso, Norte do Paraná. Em 1969, mudou-se para Peabiru, onde passou a infância. Doutor em Teoria Literária pela Unicamp e professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa, é autor de mais de 40 livros em diversos gêneros, de diários a aforismos. Foi cronista da Gazeta do Povo por 19 anos, colaborou nos principais jornais brasileiros, tendo recebido, entre outros, os prêmios Cruz e Sousa (2002) e Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005). Em 2014, recebeu a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado do Paraná.
Ingressou na UEPG em 1993 como professor no Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Durante os mais de 30 anos de dedicação à Universidade, destacou-se por sua atuação como gestor. Foi Pró-reitor de Extensão e Assuntos Culturais e, atualmente, é reitor da instituição. Presidiu a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e também o Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais do Paraná (Cruep), além de ter sido vice-presidente do grupo Zicosur Universitário, que congrega Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru.
Texto: Luciane Navarro Fotos: Fábio Ansolin (foto interna); Maria Clara Silveira (capa)

