



Para a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, as capacitações são fundamentais para elevar cada vez mais a qualidade no atendimento assistencial. “Rever os fluxos, padronizações, checklists de atividades estão sempre presentes no dia a dia de trabalho dos nossos profissionais de saúde. A metodologia mais lúdica é mais leve e apresenta maior eficiência e eficácia, além da lembrança”, destaca.

“A ideia de utilizar a maquete como um recurso visual partiu de um brainstorm de nossa equipe de segurança do paciente com a intenção de trazer uma atividade mais lúdica e interativa junto aos colaboradores”, afirma a responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente, Paula Motta Santos. Ela explica ainda que a capacitação foi com base no Protocolo Institucional de Identificação do Paciente, o que cumpre uma das metas internacionais de Segurança do Paciente. “A identificação correta e sua confirmação podem evitar erros na administração de medicamentos, soluções e hemocomponentes; realização de procedimentos cirúrgicos em paciente correto e lateralidade correta; realização de testes diagnósticos; controle de entrada e saída de pacientes do hospital”, destaca.
Ministraram a capacitação nos postos de enfermagem do HU-UEPG as enfermeiras do Núcleo de Segurança do Paciente Thaynarra Gomes Ferreira e Camila Batista Woicizack Paes.
Texto e fotos: Tierri Angeluci












