Curso capacita servidores da UEPG para trabalho em altura com segurança

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou, nesta quinta-feira (31), a última etapa do Curso Teórico e Prático de Trabalho em Altura com Segurança, voltado a servidores da Prefeitura do Campus (Precam) e do Hospital Universitário. Promovida pela Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), a formação foi oferecida pela primeira vez com instrutores da própria instituição.

Com início em 22 de julho, o curso formou cerca de 50 servidores em diferentes turmas, com atividades teóricas e práticas, no Campus Uvaranas. A capacitação segue as diretrizes da Norma Regulamentadora 35, do Ministério do Trabalho e Emprego, que define medidas de proteção para trabalhos em altura. “O objetivo principal é fazer com que todos os servidores estejam aptos a realizar trabalho em altura dentro da NR35”, explica Sidnei Marques de Jesus, técnico em segurança do trabalho da Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da UEPG.

Durante o curso, os participantes aprenderam sobre análise preliminar de risco, item obrigatório para atuação em altura segundo a norma. Na parte prática, os servidores escalaram a caixa d’água do Bloco Z do Campus Uvaranas, utilizando equipamentos de proteção individual, com apoio de um veículo especial da Precam. Para Guilhermo Dutko, engenheiro civil da Precam, que participou da formação, o curso agrega conhecimentos tanto para quem executa quanto para quem fiscaliza as atividades.

Já o diretor de Qualidade de Vida no Trabalho, Paulo Cesar Machado Lemos, destaca que a iniciativa foi idealizada a partir da demanda por manutenção em estruturas elevadas da universidade. “A capacitação é especialmente importante para profissionais da manutenção predial, como os que atuam na limpeza de caixas d’água e em obras diversas nos campi”, explica Lemos.

Texto: Gabriel Spenassatto | Fotos: Erica Fernanda


Compartilhe

 

Skip to content