



A iniciativa integra o projeto ambiental “Poliniza PG”, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa. Além do Campus Uvaranas, a Fazenda Escola da UEPG também já recebeu colmeias por meio do programa. No Caar, os próprios estudantes serão responsáveis pelos cuidados com as abelhas, trabalho que já começou com o plantio de flores nativas no bosque.
Segundo o diretor do Caar, Alcebíades Antonio Baretta, a instalação de colmeias de melíponas atende a uma demanda antiga do colégio. “Já existem iniciativas com abelhas sem ferrão na UEPG, e agora o Colégio também passa a integrar esse movimento. Com o apoio da Prefeitura, da Câmara e da Reitoria, conseguimos dar o primeiro passo. A criação de melíponas é uma atividade de manejo simples, que pode contribuir futuramente para a economia das pequenas propriedades. Além disso, oferece aos alunos uma vivência prática que enriquece sua formação”, destacou.
Projeto “Jardim do Mel”
Desde 2023, o Campus Uvaranas também conta com o “Jardim do Mel”, projeto de extensão do curso de Zootecnia voltado à meliponicultura. Além de manter caixas para proteger e perpetuar espécies de abelhas sem ferrão, a iniciativa promove atividades de educação ambiental em escolas da região.
Texto e fotos: Gabriel Spenassatto












